Mapeamento de propriedade intelectual como ferramenta para planejamento estratégico

Autores

  • Marcos Pini Franca Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP
  • Antonio C. Barroso Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP
  • Rodolfo Politano Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Propriedade intelectual, Inovação tecnológica, Previsão tecnológica, Pinturas industriais, Planejamento estratégico, Tinta em pó.

Resumo

Este artigo apresenta o uso de mapeamento de patentes como ferramenta para o planejamento estratégico de inovação tecnológica em setores industriais. Métodos de análise de propriedade intelectual ganham importância no meio científico e corporativo, uma vez que o número de depósito de patentes cresce a uma razão de 5% ao ano. Além disso, a informação contida nas patentes está prontamente disponível em bancos de dados eletrônicos e ferramentas de análise cada vez mais sofisticadas estão disponíveis para ajudar na interpretação dos dados. As patentes são uma excelente fonte de informação sobre inovação tecnológica, pois através de uma análise quantitativa e qualitativa detalhada das patentes depositadas sobre um determinado tema, ao longo do tempo, é possível identificar tendências e padrões de evolução tecnológica. Conjectura-se que, dependendo da análise, possa ser possível identificar fatores preditivos de posições futuras. Deve ser enfatizado que, apesar de que ferramentas de análise automatizada possam ajudar na interpretação dos dados, uma análise final por especialistas sobre o tema é sugerida para confirmação das tendências. Um caso de estudo no campo de pinturas industriais é apresentado para ilustrar este fato.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos Pini Franca, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP
    Engenheiro Químico graduado na Escola Poliécnica USP, com 25 anos de experiência em gestão de Pesquisa e Desenvolvimento na área Química e de Polímeros, sendo 11 anos no exterior.
  • Antonio C. Barroso, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP
    Doutorado em Engenharia Nuclear pelo Massachusetts Institute Of Technology, Professor de pós-graduação no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN
  • Rodolfo Politano, Universidade de São Paulo
    Doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo – USP, Professor da Universidade de São Paulo – USP

Downloads

Publicado

2014-04-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mapeamento de propriedade intelectual como ferramenta para planejamento estratégico. (2014). INMR - Innovation & Management Review, 11(1), 29-54. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79898