Competências gerenciais e capacidade para inovação: o caso da electrolux do brasil s/a

Autores

  • Cristina Ferigotti Faculdade de Ensino Superior do Paraná
  • Bruno Fernandes Universidade Positivo

Palavras-chave:

Gestão da Inovação, tecnologia

Resumo

Este trabalho examinou as relações entre as competências individuais de líderes e membros de projeto, rotinas/processos organizacionais e inovação tecnológica, por meio de um estudo de caso na Electrolux do Brasil S/A, Curitiba/PR no período de 1999 a 2011, considerando um total de 30 projetos e seus resultados em termos de inovação em produtos. Poucos estudos focam nas competências de liderança e sua interação com processos na configuração de inovações. A metodologia privilegiou um estudo de caso longitudinal, com recorte transversal, em perspectiva multinível, com multimétodos. A pergunta que norteou o trabalho foi: Como se deu a interação entre competências gerenciais e rotinas para o desempenho em inovação? Por meio de técnicas de estatística multivariada foi constatada uma interação entre rotinas organizacionais e competências individuais. De forma mais específica, a análise quantitativa observou ausência de associação entre rotinas/ processos, se consideradas isoladamente, e desempenho em inovação. Porém, quando consideradas em conjunto, notou-se impacto sobre a inovação. Já a análise qualitativa das evidências, obtidas por meio de entrevistas, observação e levantamento de documentos, permitiu observar como a interação ocorreu. O resultado reforça o argumento fundamental da teoria sobre capacidades dinâmicas, a saber, que a configuração de recursos que permite a uma organização sustentar sua capacidade de inovar pressupõe uma combinação entre rotinas/processos favoráveis à inovação e competências gerenciais, ou gestores competentes que alocam adequadamente recursos, concebem, aprimoram e aplicam processos, e lideram equipes com vistas à mudança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Ferigotti, Faculdade de Ensino Superior do Paraná

Doutora em Administração Universidade Positivo (UP), Professora da Faculdade de Ensino Superior do Paraná (FESP/PR)

Bruno Fernandes, Universidade Positivo

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Professor da Universidade Positivo (UP)

Downloads

Publicado

2014-04-13

Como Citar

Ferigotti, C., & Fernandes, B. (2014). Competências gerenciais e capacidade para inovação: o caso da electrolux do brasil s/a. INMR - Innovation & Management Review, 11(1), 73-96. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79900

Edição

Seção

Artigos