A relação entre unidade estratégica de negócio, subsidiária e matriz na gestão do conhecimento da corporação multinacional
Resumo
O objetivo do estudo é analisar se a estrutura das unidades estratégicas de negócios (UENs) das filiais de multinacionais favorecem a criação e disseminação conhecimento para as demais UENs da própria subsidiária, de outras subsidiárias e para a matriz organizacional. Apesar de alguns trabalhos internacionais e nacionais abordarem o assunto, o enfoque analítico do presente texto é inédito, pois o foco da discussão não é a subsidiária e matriz da empresa multinacional, mas as UENs dessas empresas e suas relações no contexto internacional da rede multinacional. Foram realizados três estudos de caso: dois em subsidiárias de empresas multinacionais e outro em uma operação offshore da multinacional. Os resultados levantam inferências interessantes para literatura da área. O enfoque em UENs mostra que uma eficaz relação matriz e subsidiárias nem sempre consolida a transferência do conhecimento como postulado. As observações mostram que as falhas estruturais internas de determinada UEN sobrepõem o poder da relação matriz-subsidiárias na transferência do conhecimento. Outro ponto interessante é a relevância de contextos organizacionais alternativos para a criação e disseminação do conhecimento, contrário ao estabelecimento de uma estrutura formal da gestão do conhecimento.Downloads
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Publicado
2007-06-28
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
A relação entre unidade estratégica de negócio, subsidiária e matriz na gestão do conhecimento da corporação multinacional. (2007). INMR - Innovation & Management Review, 4(1), 87-105. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79074