Processo de escolha de produtos em constante inovação: inovatividade, objetivos de consumo e percepção da inovação
Palavras-chave:
processo de escolha, inovatividade, percepção da inovação.Resumo
Este estudo, de natureza qualitativa e exploratória, realizado com consumidores de produtos de uso pessoal e em constante inovação, procura explorar as relações que existem entre inovatividade e características percebidas da inovação, durante o processo de decisão dos consumidores. A contribuição do estudo está em conciliar a teoria sobre adoção de inovação aos aspectos comportamentais trazidos pela teoria do processo de escolha, apresentando melhor entendimento do perfil dos adotantes e a forma como tomam suas decisões para a escolha de um produto inovador. Os resultados apontam que o perfil de inovatividade dos entrevistados influencia na forma como os mesmos buscam atingir seus objetivos de consumo durante o processo de escolha. Ao relacionar os objetivos dos consumidores, com diferentes níveis de tendência a inovar, à percepção da inovação, observa-se que as percepções representam uma fonte para que esses consumidores minimizem a possibilidade de uma eventual experiência negativa advinda da decisão, principalmente no que se refere a evitar o arrependimento pela decisão tomada e a justificar a decisão tanto para si quanto para os outros. A compreensão dessas diferenças comportamentais aponta aspectos que devem ser levados em consideração ao se analisar a adoção de produtos dessa natureza.Downloads
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Publicado
2009-02-27
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Processo de escolha de produtos em constante inovação: inovatividade, objetivos de consumo e percepção da inovação. (2009). INMR - Innovation & Management Review, 5(2), 43-56. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79109