Processo de escolha de produtos em constante inovação: inovatividade, objetivos de consumo e percepção da inovação

Autores

  • Danielle Mantovani Lucena da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Paulo Henrique Muller Prado Universidade Federal do Paraná
  • Eneida Bezerra Soares Ribeiro Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Flávio Freire Souza Universidade Federal do Paraná
  • José Carlos Korelo Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

processo de escolha, inovatividade, percepção da inovação.

Resumo

Este estudo, de natureza qualitativa e exploratória, realizado com consumidores de produtos de uso pessoal e em constante inovação, procura explorar as relações que existem entre inovatividade e características percebidas da inovação, durante o processo de decisão dos consumidores. A contribuição do estudo está em conciliar a teoria sobre adoção de inovação aos aspectos comportamentais trazidos pela teoria do processo de escolha, apresentando melhor entendimento do perfil dos adotantes e a forma como tomam suas decisões para a escolha de um produto inovador. Os resultados apontam que o perfil de inovatividade dos entrevistados influencia na forma como os mesmos buscam atingir seus objetivos de consumo durante o processo de escolha. Ao relacionar os objetivos dos consumidores, com diferentes níveis de tendência a inovar, à percepção da inovação, observa-se que as percepções representam uma fonte para que esses consumidores minimizem a possibilidade de uma eventual experiência negativa advinda da decisão, principalmente no que se refere a evitar o arrependimento pela decisão tomada e a justificar a decisão tanto para si quanto para os outros. A compreensão dessas diferenças comportamentais aponta aspectos que devem ser levados em consideração ao se analisar a adoção de produtos dessa natureza.

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Biografia do Autor

  • Danielle Mantovani Lucena da Silva, Universidade Federal do Paraná
    Doutora em Administração pela Universidade Federal do Paraná – UFPR Pesquisadora da Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Paulo Henrique Muller Prado, Universidade Federal do Paraná
    Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – FGV Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Eneida Bezerra Soares Ribeiro, Universidade Federal do Paraná – UFPR
    Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná – UFPR Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
  • Flávio Freire Souza, Universidade Federal do Paraná
    Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná – UFPR Pesquisador da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná – UFPR
  • José Carlos Korelo, Universidade Federal do Paraná
    Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná – UFPR Pesquisador da Universidade Federal do Paraná – UFPR

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Publicado

2009-02-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Processo de escolha de produtos em constante inovação: inovatividade, objetivos de consumo e percepção da inovação. (2009). INMR - Innovation & Management Review, 5(2), 43-56. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79109