Gestão do conhecimento orientada para a estratégia de inovação de pro-dutos tecnológicos: o caso da Invent Vision

Autores

  • Paulo Henrique de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Alberto Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Edmar Aderson Mendes De Paula Universidade Federal de Minas Gerais
  • Karine Aparecida Santos

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento. Inovação. Estudo de Caso Descritivo.

Resumo

Este artigo teve por objetivo pesquisar sobre a Gestão do Conhecimento e avaliar se suas aplicações práticas são aplicadas no cotidiano do departamento de produção da empresa Invent Vision e como esta aplicação proporcio-na valor para os clientes. Para tanto, utilizou-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso descritivo e os dados foram coletados por meio da realização de uma entrevista estruturada com o coordenador de produção do respectivo empreendimento. Foram analisados, por meio da técnica da análise de conteúdo, se o departamento de produção da empresa está em sintonia com os pressupostos teóricos e epistemológicos da Gestão do Conheci-mento abordada por teóricos renomados sobre o tema em questão. Os resultados demonstraram que o departa-mento pesquisado, como toda a empresa, valoriza o conhecimento relevante dos seus funcionários e os estimula a compartilharem esse conhecimento em benefício dos seus clientes por meio da melhoria da qualidade e da inovação contínua aplicada no desenvolvimento de seus produtos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Henrique de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais
    Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG Professor da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
  • Carlos Alberto Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais
    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG Professor da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
  • Edmar Aderson Mendes De Paula, Universidade Federal de Minas Gerais
    Doutorando em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
  • Karine Aparecida Santos
    Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Downloads

Publicado

2012-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gestão do conhecimento orientada para a estratégia de inovação de pro-dutos tecnológicos: o caso da Invent Vision. (2012). INMR - Innovation & Management Review, 9(4), 153-176. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79293