Mídia impressa e eletrônica: uma análise sob a ótica do valor para o cliente na gestão de produtos

Autores

  • Áurea Helena Puga Ribeiro Fundação Dom Cabral
  • Plínio Rafael Reis Monteiro Centro de Pesquisas e Pós Graduação em Administração (CEPEAD/UFMG)
  • Fernando Dias Martins

Palavras-chave:

Valor percebido, Lealdade, Gestão de produtos.

Resumo

Este estudo buscou entender o comportamento do consumidor em relação ao valor gerado pelas versões impressa e eletrônica de uma revista, com o objetivo de compreender como a natureza da informação fornecida por estes produtos complementares contribui para a lealdade e a satisfação dos consumidores. A metodologia aplicada e descrita ao longo deste trabalho foi baseada em um estudo de caso de um blog do mercado brasileiro utilizando uma abordagem conclusiva. Uma amostra composta por 487 assinantes da revista foi examinada e os resultados preliminares mostram que a versão eletrônica da revista, em isolado, ainda é um produto de baixo valor agregado para os leitores. Além disso, verificou-se que a versão eletrônica agrega valor para a versão impressa, sendo valorizada pela maioria dos assinantes da revista impressa. A versão eletrônica aparece como um produto complementar ao produto impresso e não um produto de substituição. O estudo também mostrou que o modelo hipotético de relações entre satisfação, valor e lealdade é consistente com a teoria que mostra uma correlação razoável entre essas duas dimensões do produto.

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Biografia do Autor

  • Áurea Helena Puga Ribeiro, Fundação Dom Cabral
    Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Professora da Fundação Dom Cabral – FDC
  • Plínio Rafael Reis Monteiro, Centro de Pesquisas e Pós Graduação em Administração (CEPEAD/UFMG)
    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Professor do Centro de Pesquisas e Pós Graduação em Administração (CEPEAD/UFMG)
  • Fernando Dias Martins
    Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela PUC Minas

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Publicado

2014-04-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mídia impressa e eletrônica: uma análise sob a ótica do valor para o cliente na gestão de produtos. (2014). INMR - Innovation & Management Review, 11(1), 06-28. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79897