O novo papel das subsidiárias de países emergentes na inovação em empresas multinacionais – o caso da general motors do brasil

Autores

  • Marcos Amatucci Escola Superior de Propaganda e Marketing de SP
  • Roberto Carlos Bernardes Centro Universitário da FEI - Campus São Paulo

Palavras-chave:

Desenvolvimento de produtos, Transferência de conhecimento em empresas multinacionais, Subsidiárias de multinacionais, Papel das subsidiárias, Gestão internacional, Offshoring intrafirma de serviços de alta tecnologia.

Resumo

Este estudo propõe uma discussão sobre o deslocamento intrafirma de serviços de alto valor adicionado de países centrais para países emergentes, através do estudo de caso do desenvolvimento de produtos em subsidiárias brasileiras de multinacionais da indústria automotiva. O deslocamento dos serviços de desenvolvimento de produto dentro da indústria automotiva acrescenta resultados teóricos importantes para modelos de descentralização de atividades de inovação e Pesquisa e Desenvolvimento - P&D em empresas multinacionais, mormente na área de serviços. O estudo de caso destaca a evolução da subsidiária brasileira posteriormente ao desenvolvimento do “Programa Meriva” (automóvel). Os dados são analisados sob o prisma da descentralização do desenvolvimento de conhecimento em empresas multinacionais, trazendo contribuições para esse modelo, e com base na análise econômica da Teoria das Vantagens Comparativas Dinâmicas. O estudo elenca fatores emergentes para esse tipo de desenvolvimento e sugere o fim da administração do ciclo-de-vida do produto como paradigma de relacionamento matriz-subsidiária.

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Biografia do Autor

  • Marcos Amatucci, Escola Superior de Propaganda e Marketing de SP
    Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – USP Diretor da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM-SP
  • Roberto Carlos Bernardes, Centro Universitário da FEI - Campus São Paulo
    Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo – USP Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração do Centro Universitário da FEI

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Publicado

2008-04-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O novo papel das subsidiárias de países emergentes na inovação em empresas multinacionais – o caso da general motors do brasil. (2008). INMR - Innovation & Management Review, 4(3), 05-16. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79088