A replicação do conhecimento organizacional na formação de redes de fast food

Autores

  • Anielson Barbosa da Silva Fundação Getúlio Vargas – São Paulo
  • Leonardo Lengert

Palavras-chave:

Estratégia, rede fast food, transferência de conhecimento.

Resumo

A replicação do conhecimento organizacional consiste na transferência do conhecimento acumulado pela empresa entre pontos de venda geograficamente distintos. A lógica da replicação aborda a fase de aprendizagem organizacional para a elaboração do modelo de negócios e a fase de explotação do modelo em larga escala. Este artigo é o resultado de uma pesquisa que analisou o processo de replicação do conhecimento como uma estratégia para o crescimento de uma rede de fast food. O estudo é qualitativo e foi realizado em uma rede de fast food, de abrangência nacional, que se expandiu para 23 lojas em dez anos de fundação. Para a coleta de dados, foi aplicada uma entrevista semi-estruturada com os três principais dirigentes da rede. Constatou-se que a transferência do conhecimento entre os pontos da rede ocorre principalmente pela socialização de conhecimentos tácitos, como o deslocamento de equipes mais experientes para a loja recém-criada. Os resultados revelaram que a aquisição do conhecimento pela rede decorre, além de aquisição em fontes externas de conhecimento, das experiências vividas e acumuladas (testes e experimentação) pelos dirigentes ao longo do processo de abertura das lojas e de suas experiências passadas. A aquisição do conhecimento externo ocorreu por meio de consultorias e da contratação de funcionários experientes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anielson Barbosa da Silva, Fundação Getúlio Vargas – São Paulo
    Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Fundação Getúlio Vargas – São Paulo
  • Leonardo Lengert
    Graduado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI

Downloads

Publicado

2009-05-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A replicação do conhecimento organizacional na formação de redes de fast food. (2009). INMR - Innovation & Management Review, 6(1), 126-138. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79133