Violência simbólica na mídia: reflexões acerca dos processos de socialização infantil

Autores

  • Maria Soberana de Paiva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Karlla Christine Araújo Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.11606/ran.v0i8.107908

Palavras-chave:

Socialização, Mídia, Infância, Violência simbólica

Resumo

O presente trabalho apresenta algumas reflexões acerca dos processos de socialização da criança contemporânea a partir da tríade família, escola e mídia, tendo porém, como principal objeto de estudo a atuação midiática nesses processos de socialização infantil, uma vez que os conteúdos midiáticos exercem forte influência na infância. A consideração da mídia como instituição socializadora aponta para transformações históricas, culturais e sociais nos espaços de socialização, que modificaram o cotidiano e os aspectos mais pessoais da vida em sociedade, alterando o psiquismo e as expectativas sociais das crianças em torno de sua própria felicidade. Entendemos assim, que essa imposição de produtos e modelos sociais constitui a principal violência simbólica exercida pela mídia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Soberana de Paiva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

    Mestra em Ciências Sociais e Humanas e professora de Comunicação Social na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

  • Karlla Christine Araújo Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

    Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professora na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Downloads

Publicado

2015-11-18

Edição

Seção

Dossiê temático: História da Infância e da Juventude

Como Citar

Violência simbólica na mídia: reflexões acerca dos processos de socialização infantil. (2015). Revista Angelus Novus, 5(8), 253-280. https://doi.org/10.11606/ran.v0i8.107908