A Secretaria de Estado do Ultramar

Origem, organização e expedientes (1736-1750)

  • Mario Francisco Simões Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Secretaria de Estado do Ultramar, Antônio Guedes Pereira, administração colonial

Resumo

A Secretaria de Estado do Ultramar adquiriu um importante papel na administração do império português no decorrer do século XVIII através da expedição de ordens e instruções ao Conselho Ultramarino e aos demais agentes da administração colonial. A criação desta secretaria, através do Alvará de 28 de julho de 1736, expressava uma crescente preocupação da Coroa portuguesa com a especialização e organização de seus próprios expedientes ministeriais. O presente trabalho visa discutir as origens e as formas de atuação da Secretaria de Estado do Ultramar ao longo do reinado de D. João V, com especial ênfase sobre a organização interna da repartição (seus oficiais e hierarquias) e os limites colocados aos expedientes do ministro Antônio Guedes Pereira.

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Biografia do Autor

Mario Francisco Simões, Universidade de São Paulo

Mestrando do programa de pós-graduação em História Econômica da FFLCH-USP.

Publicado
2019-04-18
Como Citar
Simões, M. (2019). A Secretaria de Estado do Ultramar. Angelus Novus, 13(13), 73-92. https://doi.org/10.11606/issn.2179-5487.v13i13p73-92
Seção
Dossiê temático: Império e Colonização