A longa e tortuosa trajetória da Autonomia Universitária no Brasil

entrevista com Márcia Bassetto Paes

Autores

  • Dirceu Franco Ferreira Doutorando em História Econômica - FFLCH/USP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-5487.v16i16p1-9

Palavras-chave:

AESI, Autonomia universitária, USP, Ditatura Militar, Márcia Bassetto Paes

Resumo

Militante da Liga Operária durante a Ditadura Militar, ela foi presa em 1977 por distribuir panfletos nas portas de fábricas do ABC paulista. Assim como outros militantes de esquerda, encarou os porões da ditadura, foi torturada. Sentiu na pele o peso da censura, da repressão à livre expressão do pensamento e à autonomia do cidadão. A ditadura interrompeu sua formação como historiadora, mas regressaria à universidade outras tantas vezes, formando-se em Marketing, Letras e Licenciatura (Português). Atualmente é doutoranda na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), pesquisando a história dessa mesma universidade nos tempos da ditadura. Nesta entrevista, conversaremos com a doutoranda Márcia Bassetto sobre a longa e tortuosa trajetória da autonomia universitária no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dirceu Franco Ferreira, Doutorando em História Econômica - FFLCH/USP, Brasil

Doutorando em História Econômica pelo Programa de Pós-graduação em História Econômica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Mestre em História Econômica pelo Programa de Pós-graduação em História Econômica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2020-09-02

Como Citar

Ferreira, D. F. (2020). A longa e tortuosa trajetória da Autonomia Universitária no Brasil: entrevista com Márcia Bassetto Paes. Revista Angelus Novus, 16(16), 1-9. https://doi.org/10.11606/issn.2179-5487.v16i16p1-9