Ponta-pés

o hibridismo na formação da Dança em Goiânia (1940-1990)

Autores

  • Rejane Bonomi Schifino Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.11606/ran.v0i5.88874

Palavras-chave:

história da dança, Goiânia, habitus, cultura, arte

Resumo

Este trabalho procura compreender como a dança se integra à vida cultural de Goiânia. Partindo da contradição entre uma arte importada e uma cultura intimamente ligada ao universo regional do Centro-Oeste, procura-se demonstrar como se deu o florescimento desta atividade na capital goiana. A análise das fontes selecionadas (acervos públicos e privados, entrevistas e bibliografia selecionada) demonstra que, apesar de não ter se originado em Goiás, a dança praticada na cidade foi absorvida como elemento constituinte da cultura local devido à sua natureza híbrida. Isto permitiu que, ao longo do tempo, cada vez mais professores se fixassem na cidade e estabelecessem seu ensino de forma permanente, contribuindo para a constituição de um habitus local, com a formação de uma rede de sociabilidades que possui formas de relacionamento únicas e que atinge tanto o público direto dos professores particulares locais e de seus espaços de vivência, quanto os espaços públicos, como escolas e companhias de dança.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-04-03

Como Citar

Ponta-pés: o hibridismo na formação da Dança em Goiânia (1940-1990). (2014). Revista Angelus Novus, 5, 61-82. https://doi.org/10.11606/ran.v0i5.88874