Os jesuítas e a participação dos auxiliares japoneses na missão nipônica (1549-1614)

Autores

  • Jorge Henrique Cardoso Leão Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/ran.v0i6.88881

Palavras-chave:

Jesuítas no Japão, Missionários na Ásia, História do Japão

Resumo

Liderados por Francisco Xavier, os primeiros jesuítas chegaram ao Japão no ano de 1549 com objetivo de alargar as fronteiras do catolicismo. Assim que pisaram no arquipélago, os padres se depararam com algumas dificuldades, principalmente relacionadas a questão do idioma e da interpretação dos signos culturais e religiosos do povo nipônico. Como forma de superar algumas dessas barreiras culturais e de estreitar relações com os japoneses, os jesuítas investiram na criação de um corpo de auxiliares cristãos conhecidos como dojukus. Deste modo, o presente artigo tem por objetivo analisar a participação desses colaboradores no cotidiano da missão japonesa entre 1549 e 1614. Além da historiografia referente ao tema, a análise conta com fontes impressas de natureza europeia, sobretudo, as cartas e as obras elaboradas pelos padres que participaram ativamente da missão.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jorge Henrique Cardoso Leão, Universidade Federal Fluminense

    Nascido no Rio de Janeiro, Jorge Henrique Cardoso Leão atualmente cursa o doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense, onde é bolsista pela CAPES, obteve título de mestre em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde foi bolsista pela FAPERJ e de especialista em História Militar pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atua com professor de História da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro e como pesquisador do Núcleo de Estudos Japoneses pela UFSC e do Grupo de Estudos sobre História do Japão pela UFF. Possui áreas de interesse como: História Moderna, História da Companhia de Jesus, História Religiosa, História da Ásia, História do Japão e História Militar da Época Moderna.

Downloads

Publicado

2014-09-12

Edição

Seção

Dossiê temático: Perspectivas sobre o Império Português (séculos XVI-XVIII)

Como Citar

Os jesuítas e a participação dos auxiliares japoneses na missão nipônica (1549-1614). (2014). Revista Angelus Novus, 6, 57-74. https://doi.org/10.11606/ran.v0i6.88881