O envolvimento de beneditinos com descaminhos e demais ilicitudes

Rio de Janeiro (1702-1729)

Autores

  • Renata Medeiros de Bezerra Ávila UNIRIO
  • Grazielle Cassimiro Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.11606/ran.v0i6.88884

Palavras-chave:

Conflitos, Beneditinos, Descaminho, Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo propõe uma abordagem sobre o envolvimento de membros da ordem beneditina com descaminhos e demais ilicitudes, além do enfrentamento com representantes do poder secular. Assim, consideraremos episódios ocorridos na capitania do Rio de Janeiro durante a primeira metade do século XVIII. Uma vez tomados desta perspectiva, os beneditinos constituem um rico objeto de estudo. Adicionalmente, é possível observar a coesão da ordem frente ao que era considerado ameaça externa. Quando deparados com ações que pareciam ser nocivas, principalmente por parte de representantes do Estado, suas atitudes enérgicas demonstravam que não estavam dispostos a curvar-se ante o poder secular. Outro ponto importante é, quando acusados da prática de descaminhos ou outras ilicitudes, os monges bentos recorriam das penas que recebiam, e, ao menos nos casos aqui estudados, eram inocentados. Estes personagens eram assim astutos articuladores, estrategistas que souberam muito bem usar de sua inteligência para fazer com que os ventos soprassem a seu favor. Esperamos demonstrar o alcance das práticas ilícitas na sociedade colonial – desde instituições a indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Medeiros de Bezerra Ávila, UNIRIO

Bacharel e Licenciada em História pela  Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2010).  Mestre em História pelo programa de pós-graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2012). 

Grazielle Cassimiro Cardoso

Bacharel e Licenciada em História pela  Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2010).  Mestre em História pelo programa de pós-graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2013). 

Downloads

Publicado

2014-09-12

Como Citar

Ávila, R. M. de B., & Cardoso, G. C. (2014). O envolvimento de beneditinos com descaminhos e demais ilicitudes: Rio de Janeiro (1702-1729). Revista Angelus Novus, (6), 115-142. https://doi.org/10.11606/ran.v0i6.88884

Edição

Seção

Dossiê temático: Perspectivas sobre o Império Português (séculos XVI-XVIII)