Em tempos de pós-pentecostalismo

repensando a contribuição de Paulo Siepierski para o estudo do pentecostalismo brasileiro

Autores

  • Mauro Passos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Daniel Rocha Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/ran.v0i3.98999

Palavras-chave:

Pentecostalismo, Escatologia, Campo Religioso Brasileiro

Resumo

Este artigo analisa as transformações ocorridas no pentecostalismo brasileiro nos últimos anos: transformações relativas às suas convicções teológicas e às relações estabelecidas entre as igrejas pentecostais e as conjunturas sócio-políticas nas quais estão inseridas. Inicialmente, traça-se um breve panorama histórico sobre o surgimento e consolidação do pentecostalismo brasileiro e suas principais crenças, enfatizando-se sua perspectiva escatológica. Em seguida, analisa-se o trabalho do historiador Paulo Siepierski sobre as transformações do pentecostalismo brasileiro e seu conceito de pós-pentecostalismo. Partindo-se das reflexões de Siepierski, busca-se fazer uma leitura das novas características do pentecostalismo brasileiro e de suas concepções escatológicas. Por fim, são feitas algumas observações sobre a atual configuração do pentecostalismo e propõe-se uma releitura do conceito de pós-pentecostalismo. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mauro Passos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Doutorado em Educação pela Universitá Pontificia Salesiana de Roma/Itália e Professor Adjunto da Pontifícia Universid ade Católica de Minas Gerais, pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

  • Daniel Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Doutorando em História pela UFMG.

Downloads

Publicado

2012-07-04

Edição

Seção

Dossiê temático: Cultura, religião e sacralidade

Como Citar

Em tempos de pós-pentecostalismo: repensando a contribuição de Paulo Siepierski para o estudo do pentecostalismo brasileiro. (2012). Revista Angelus Novus, 3, 261-290. https://doi.org/10.11606/ran.v0i3.98999