A utopia do consumo: breve história do varejo de alimentos em Recife

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-5487.v13i18p183380

Palavras-chave:

Alimentação, Consumo, Supermercados, Varejo, Recife

Resumo

Visando discutir a evolução do mercado varejista de alimentos em Recife e compreender sua relação com o consumidor entre meados do século XIX e a década de 1960, o artigo realiza uma revisão bibliográfica de trabalhos acadêmicos e livros sobre o varejo, bem como análise da publicidade de supermercados publicada no Diário de Pernambuco na década de 1950. Tendo por base as ideias de Michel de Certeau, o intuito do texto é entender as formas pelas quais a distribuição de alimentos produzidos no interior de Pernambuco se transformou ao longo do tempo. Esse estudo é feito por meio da análise das primeiras feiras de rua e mercados públicos. Aborda-se ainda como as antigas mercearias surgiram, além dos supermercados, modelo importado dos Estados Unidos e símbolo da nova forma de consumir, divulgada pelos meios de comunicação como eficiente, barata, prática e sobretudo moderna. Para isso, investiga-se a gênese desse tipo de estabelecimento em seu país de origem e de que forma ele alterou os hábitos de consumo dos norte-americanos. Pretende-se, enfim, debater a trajetória dos supermercados e compreender, em parte, as diferenças e semelhanças entre os modelos de autosserviço no varejo de alimentos no Brasil e nos Estados Unidos de 1850 a 1960.

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Biografia do Autor

  • Frederico de Oliveira Toscano, Museu Paulista (USP)

    Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em História Social do Nordeste pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pós-doutorando em História da Cultura Material, linha de pesquisa em Cotidiano e Sociedade, no Museu Paulista (USP).

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Publicado

2022-06-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A utopia do consumo: breve história do varejo de alimentos em Recife. (2022). Revista Angelus Novus, 13(18), 183380. https://doi.org/10.11606/issn.2179-5487.v13i18p183380