A poética da história: Letícia Pumar e a produção artística como pesquisa

Autores

  • Pedro Hussak Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Departamento de Filosofia.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i14p71-85

Palavras-chave:

Pesquisa, Historiografia, Arte contemporânea, Atlas

Resumo

Este artigo consiste em uma análise do trabalho da artista plástica Letícia Pumar, ressaltando como ele reflete em grande medida a sua própria trajetória. Ao tomar contato com o Atlas Mnemosyne de Aby Warburg, cujo procedimento situa-se entre a ciência e a arte, a pesquisadora em história da ciência passa a incorporar procedimentos do campo artístico para a pesquisa historiográfica. Trata-se de acentuar os elementos sensíveis da pesquisa histográfica, como a materialidade dos documentos e o trabalho com as imagens a fim de elaborar uma poética da historiografia, ou seja, outras possibilidades de apresentação dos resultados de uma pesquisa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Hussak, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Departamento de Filosofia.

    Professor do departamento de filosofia da UFRJ

Referências

BATAILLE, Georges. L’expérience intérieure. Tel. Paris: Gallimard, 2009.

BENJAMIN, Walter. “Escavar e lembrar”. In: TIEDEMANN, Rolf & SCHWEPPENHÄUSER, Hermann. (Orgs.). Walter Benjamin – Gesammelte Schriften, v. VI. Fragmente, Autobiographische Schriften. Frankfurt am Main, 1984.

DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: impressão freudiana. Tradução de Claudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

DIDI-HUBERMAN, Georges. “Quando as imagens tocam o real”. Tradução de Patrícia Carmello e Vera Casa Nova. In: PÓS Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas-Artes da UFMG, v. 2, n. 4, p. 204-219, nov. 2012

Downloads

Publicado

2020-12-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Hussak, P. (2020). A poética da história: Letícia Pumar e a produção artística como pesquisa. Rapsódia, 1(14), 71-85. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i14p71-85