A onipresente arte da aniquilação: ironia e ideal em Rilke

Autores

  • Nina Auras Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Filosofia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i15p180-198

Palavras-chave:

Hegel, Rilke, Poesia, Ironia, Arte, Epistemologia

Resumo

Traçando um paralelo entre uma certa concepção de arte presente na obra de Rainer Maria Rilke e aquela apresentada por Hegel em seus Cursos de estética (1820-29), o artigo pretende analisar o modo como o problema da ironia parece se colocar para Rilke e os desdobramentos dessa forma na produção poética do século XX.

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Biografia do Autor

  • Nina Auras, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Filosofia

    Mestranda no departamento de filosofia da USP.

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Publicado

2021-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Auras, N. (2021). A onipresente arte da aniquilação: ironia e ideal em Rilke. Rapsódia, 1(15), 180-198. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i15p180-198