O que significa (significado/relevância) música? Um exame crítico da referência musical

Autores

  • Christoph Asmuth Augustana Hochschule Neuendettelsau

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i16p10-33

Palavras-chave:

Referência musical, Música e linguagem, Música e sentimento, Eduard Hanslick

Resumo

Tradução Reginaldo Rodrigues Raposo

O texto trata da questão do “significado” na música segundo sua acepção relacionada à referencialidade. Tendo como perspectiva um conceito mais amplo de música, questiona-se se ela pode ou não alcançar o caráter de signo ou uma função expressiva. A partir disso, discute-se primeiro a relação problemática que a música mantém com a linguagem e, em seguida, a sua possibilidade ou não de se estabelecer ela mesma como uma linguagem autônoma. A seguir, aborda-se mais sistematicamente a questão da relação entre música e sentimento, retomando algumas observações fundamentais de Eduard Hanslick. Por fim, conclui-se pela impossibilidade de referencialidade intrínseca, nem pela via da linguagem nem pela via dos sentimentos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Christoph Asmuth, Augustana Hochschule Neuendettelsau

    Professor na Augustana Hochschule Neuendettelsau

Referências

BEHREND, J.-E. “Das dritte Ohr”. Rowohlt, 1985.

BELTING, H. Bild und Kult. Eine Geschichte des Bildes vor dem Zeitalter der Kunst. Munique, 1990.

BERTINETTO, A. “Anerkennung der Kunst – Anerkennung durch Kunst”. In: Transzendentalphilosophie und Person. Leiblichkeit – Interpersonalität – Anerkennung. Ed. Christoph Asmuth. Bielefeld, 2007, pp. 336-348.

DARWIN, C. The Descent of Man, and Selection in Relation to Sex. Vol. 1. Londres 1871.

DÜRR, W. Sprache und Musik. Geschichte, Gattungen, Analysemodelle. Kassel / Basiléia / Londres / Nova York / Praga: Bärenreiter, 1994.

ECO, U. Streit der Interpretationen. Konstanz,1987.

GOODMAN, N. Sprachen der Kunst. Entwurf einer Symboltheorie. Frankfurt am Main, 1996.

GRIMM, J. “Rede über das Alter (1859)”. In: Kleinere Schriften I (Reden und Abhandlungen), Hildesheim, 1965.

HANSLICK, E. Vom Musikalisch-Schönen. Ein Beitrag zur Revision der Aesthetik der Tonkunst. 5ª edição melhorada. Leipzig, 1876.

HUSSERL, E. Zur Phänomenologie des Inneren Zeitbewußtseins, (Husserliana v. X). Haia, 1966.

KIVY, P. “Experiencing the Musical Emotions”. In: New Essays on Musical Understanding. Oxford, 2001.

KIVY, P. Music Alone. Philosophical Reflections on the Purely Musical Experience. Ithaca/Londres, 1990.

KIVY, P. The Corded Shell. Reflections on Musical Expression. Princeton, 1980.

LEIBNIZ, G. W. F. Neue Abhandlungen über den menschlichen Verstand. Hamburgo, 1996.

MAHRENHOLZ, S. Musik und Erkenntnis. Eine Studie im Ausgang von Nelson Goodmans Symboltheorie. Stuttgart/Weimar, 1998.

MOTTE-HABER, Helga de la (ed.). Klangkunst. Handbuch der Musik im 20. Jahrhundert. Laaber, 1999.

NOWAK, A. “Musikalische Logik - philosophische Logik”. In: Philosophischer Gedanke und musikalischer Klang. Zum Wechselverhältnis von Musik und Philosophie. Ed. Christoph Asmuth, Gunter Scholtz, Franz-Bernhard Stammkötter, Frankfurt am Main 1999, pp. 175-192.

PATEL, A. D. “Language, music, syntax and the brain”. In: Nature Neurosciences 6 (2003), pp. 674-681.

SHINER, L. The invention of art: a cultural history. Chicago/Londres, 2001.

SIMMEL, G. “Psychologische und ethnologische Studien über Musik”. In: Zeitschrift für Völkerpsychologie und Sprachwissenschaft, 13 (1882), 3ª ed., pp. 261-305.

VOSS, Christiane. Narrative Emotionen. Berlim/Nova York, 2004.

ZANETTE, D. H. “Zipf's law and the creation of musical context”. In: Musicae Scientiae 10 (2006) pp. 3-18.

ZIPF, G. K. The Psycho-Biology of Language. Boston, 1935.

Downloads

Publicado

2022-12-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O que significa (significado/relevância) música? Um exame crítico da referência musical. (2022). Rapsódia, 1(16), 10-33. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i16p10-33