Autonomia e agência: modos de pensar a pluralidade na arte

Autores

  • Lara Carvalho Cipriano Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Rachel Cecília de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Belas Artes.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i16p152-167

Palavras-chave:

Arte popular, Arte erudita, Descolonização, Estética

Resumo

Partindo da comparação entre o conceito de autonomia e o de agência, este texto objetiva pensar nas manifestações artísticas marginalizadas pelos processos de colonização que estabeleceram a narrativa europeia como universal e única. Para tanto, recorremos aos estudos descoloniais. Como resultado, refletimos sobre a importância da pluralização das narrativas.

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Biografia do Autor

  • Lara Carvalho Cipriano, Universidade Federal de Minas Gerais.

    Graduanda em filosofia pela UFMG

  • Rachel Cecília de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Belas Artes.

    Professora da Escola de Belas Artes da UFMG.

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Publicado

2022-12-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cipriano, L. C., & Oliveira, R. C. de. (2022). Autonomia e agência: modos de pensar a pluralidade na arte. Rapsódia, 1(16), 152-167. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i16p152-167