Sobre o simbolismo na arte: uma interpretação com base em Hegel

Autores

  • Gustavo de Azevedo Torrecilha Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Filosofia.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i16p168-184

Palavras-chave:

Hegel, Estética, Arte, Simbolismo

Resumo

O artigo tem por objetivo propor uma investigação acerca do simbolismo na estética de Hegel para além apenas do âmbito da Forma de arte simbólica. Para isso, são mobilizadas tanto questões da dialética hegeliana em um sentido mais universal, como a questão da Aufhebung, quanto questões dos Cursos de estética que permitem enxergar a possibilidade de conservação dessa característica simbólica da arte mesmo depois de superado seu momento predominante na história. O simbolismo, por mais que seja a característica predominante da arte no contexto da Forma de arte simbólica, ainda assim permanece como uma característica residual nos contextos das Formas de arte clássica e romântica em decorrência da própria natureza da arte e das limitações da sensibilidade em comparação com a espiritualidade, a qual, por mais que exposta no sensível, deve ser interiorizada para o espírito. Não obstante, o sensível permanece como um elemento fundamental da arte, de modo que, mesmo se reconhecendo essa amplitude maior do espírito em relação à sua aparência sensível, não se pode negar o seu papel no que diz respeito à fruição estética.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gustavo de Azevedo Torrecilha, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Filosofia.

    Doutorando em Filosofia, FFLCH-USP.

Referências

FRANCESCHINI, P. A.; WERLE, M. A. Introdução. In: HERDER, J. G. Plástica. Tradução, introdução, posfácio e notas: Pedro Augusto Franceschini e Marco Aurélio Werle. São Paulo: Edusp, p. 9-17.

HEGEL, G. W. F. Cursos de Estética, Volume I. Tradução: Marco Aurélio Werle e Oliver Tolle. 2ª ed. 1ª reimpr. São Paulo: Edusp, 2015.

HEGEL, G. W. F. Cursos de Estética, Volume II. Tradução: Marco Aurélio Werle e Oliver Tolle. 1ª ed. 1ª reimpr. São Paulo: Edusp, 2014a.

HEGEL, G. W. F. Cursos de Estética, Volume III. Tradução: Marco Aurélio Werle e Oliver Tolle. 1ª ed. 1ª reimpr. São Paulo: Edusp, 2014b.

HEGEL, G. W. F. Enciclopédia das ciências filosóficas em compêndio: 1830, Volume I: a ciência da lógica. Tradução: Paulo Meneses e Pe. José Machado. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

HEGEL, G. W. F. Ciência da lógica (excertos). Seleção e tradução: Marco Aurélio Werle. São Paulo: Barcarolla, 2011.

HERDER, J. G. Plástica. Tradução, introdução, posfácio e notas: Pedro Augusto Franceschini e Marco Aurélio Werle. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2018.

TOLLE, O. Apresentação. In: HEGEL, G. W. F. A arquitetura. Tradução, introdução e notas: Oliver Tolle. 1ª ed. 1ª reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017. p. 13-59.

VIEWEG, K. Hegel: Der Philosoph der Freiheit. Biografie. Munique: C. H. Beck, 2019.

WERLE, M. A. A poesia na estética de Hegel. São Paulo: Associação Editorial Humanitas: Fapesp, 2005.

Downloads

Publicado

2022-12-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Torrecilha, G. de A. . (2022). Sobre o simbolismo na arte: uma interpretação com base em Hegel. Rapsódia, 1(16), 168-184. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i16p168-184