Da estética da vida à estetização generalizada: uma introdução ao pensamento de Jean Galard

Autores

  • Leonardo da Silva Rodrigues Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i17p15-41

Palavras-chave:

Esteticismo, Desobramento, Beleza, Jean Galard

Resumo

O artigo tem como finalidade esboçar uma introdução ao pensamento estético de Jean Galard, filósofo e historiador da arte que lecionou Estética no departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo entre os anos de 1968 e 1971, e que esteve por décadas ligado ao meio artístico institucional francês, tendo criado, em 1987, o Serviço Cultural do Museu do Louvre. Para tanto, faremos um percurso sintético por quatro diferentes trabalhos de Galard que lidam com a questão da estetização da vida, questão essa que percorre toda sua reflexão e sofre transformações circunstanciais com o passar das décadas: trata-se dos livros Mort des Beaux-Arts (1971), A beleza do gesto (1984) e Beleza exorbitante (2012), e do artigo “L’art sans oeuvre” (2003). Por meio desse movimento, pretendemos mostrar como, sob o mesmo conceito de “esteticismo”, Galard busca rejeitar um ideal de beleza distanciada, regressiva e abusiva, que “desrealiza” o real, seja por meio da contenção das potências “desobradas” da arte por parte do sistema das Belas-Artes, seja por meio da destituição empática da experiência vivida nas imagens da mídia e da propaganda, ao passo que busca considerar a possibilidade de uma potência perturbadora em certos momentos e passagens da vida, em certos gestos e acontecimentos, que contêm simultaneamente o belo e o terrível.

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Biografia do Autor

  • Leonardo da Silva Rodrigues, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Mestrando no departamento de Filosofia da USP.

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Publicado

2023-12-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Rodrigues, L. da S. (2023). Da estética da vida à estetização generalizada: uma introdução ao pensamento de Jean Galard. Rapsódia, 1(17), 15-41. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i17p15-41