Da iconoclastia ao iconoclash, de Bruno Latour
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i17p175-187Palavras-chave:
Iconoclash, Iconoclastia, Bruno LatourResumo
Em texto introdutório ao catálogo da exposição Iconoclash: Beyond the Image Wars in Science, Religion, and Art, curada por Bruno Latour e Peter Weibel, realizada no Centro de Arte e Mídia Karlsruhe (ZKM), Alemanha, em 2002, Latour cunha o termo iconoclash para pensar a ambiguidade de gestos iconoclastas, que não só produziriam um efeito imediato de destruição, mas também de produção de novas imagens, no campo da religião, da ciência e das artes. À luz dessa nova interpretação, o artigo retoma algumas das análises no campo das artes produzidas por autores que colaboraram para o catálogo da exposição, nas quais se evidencia a ambiguidade das estratégias iconoclastas. A potência produtiva de tal gesto é especialmente destacada em relação à arte moderna e contemporânea, em que inúmeras intervenções e transformações, seja no plano material das obras, seja no plano conceitual ou simbólico, são observadas, colocando em questão sua capacidade de representação e mediação do real e apontando para o esgotamento de certas narrativas históricas.
Downloads
Referências
BELTING, Hans. “Beyond Iconoclasm. Nam June Paik, the Zen Gaze and the Escape from Representation”. In: LATOUR, Bruno. Iconoclash: Beyond the Image Wars in Science, Reli-gion, and Art. Karlsruhe: ZKM, 2002.
GAMBONI, Dario. “Image to Destroy, Indestructible Image”. In: LATOUR, Bruno. Icono-clash: Beyond the Image Wars in Science, Religion, and Art. Karlsruhe: ZKM, 2002.
LATOUR, Bruno. Iconoclash: Beyond the image wars in science, religion, and art. Karlsru-he: ZKM, 2002.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2019 (4. Edição).
LATOUR, Bruno. Sobre o culto moderno dos deuses fetiches: seguido de Iconoclash. Trad. Sandra Mo-reira e Rachel Meneguello. São Paulo: Editora Unesp, 2021.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. “Da iconoclastia à política das imagens: as aventuras da ne-gatividade”. In: Concinnitas, Rio de janeiro, vol. 22, n. 42, set. 2021.
WEIBEL, Peter. “An End to the ‘End of Art’? On the Iconoclasm of the Modern Art”. In: LATOUR, Bruno. Iconoclash: Beyond the Image Wars in Science, Religion, and Art. Karls-ruhe: ZKM, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.