O samba nas nuvens: um disco de Paulinho da Viola (1971)

Autores

  • Victor Zamberlan Schneider Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i17p240-262

Palavras-chave:

Paulinho da Viola, Samba, Filosofia, MPB, Thaumázein, Perplexidade

Resumo

Este ensaio analisa o primeiro álbum lançado por Paulinho da Viola em 1971. O começo dos anos 70 é o auge da repressão da ditadura militar e vive-se o milagre econômico. Paulinho da Viola (1942-) é um compositor da música popular brasileira que sempre fez questão de deixar clara a importância da tradição do Samba para a sua obra. Uma escuta atenta deste álbum sugere um comportamento filosófico do eu lírico: espanto e perplexidade (thaumázein) diante de problemas concretos seguidos pela busca racional por um conceito que possibilite a compreensão destes problemas. Para aprofundar a discussão sobre este álbum e entender quais seriam estes problemas, este ensaio tenta relacionar a tradição filosófica ocidental com o Samba, ritmo negro de resistência coletiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Victor Zamberlan Schneider, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Bacharel e licenciado em filosofia pela FFLCH-USP.

Referências

ADORNO, Theodor Wiesengrund. “Crítica Cultural e Sociedade”. In. Prismas: crítica cultu-ral e sociedade. Trad. Augustin Wernet e Jorge Mattos Britto de Almeida. São Paulo: Edito-ra Ática, 1998.

AGAMBEN, Giorgio. “O Príncipe e o Sapo: O problema do método em Adorno e Benja-min”. In: Infância e História: destruição da experiência e origem da história. Trad. Henri-que Burigo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

ARISTÓFANES. As Nuvens. In: Cadernos de Tradução, trad. de José C. Baracat Junior et al., Porto Alegre, n. 32, jan.-jun., 2013, pp. 1-98.

ARISTÓTELES. Metafísica. Vol. 2. Trad. Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 2002.

BASTOS, Manoel Dourado. “Pressentimento da promessa de felicidade: ‘o samba da desilu-são’ de Paulinho da Viola”. In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 57, pp. 229-324, 2013.

BORGES, Márcio. Os sonhos não envelhecem, São Paulo: Geração Editorial, 1996.

BRANDÃO, Eduardo. “Infinito e finito na filosofia”. In: Fórum Permanente, disponível em: http://www.forumpermanente.org/rede/numero/numero-nove/edubrandaonove. Acesso em 3 set. 2023.

CÂNDIDO, Antônio. “Crítica e Sociologia”. In: Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro: Ou-ro sobre Azul, 2006.

COUTINHO, Eduardo Granja. “Paulinho da Viola e a ‘questão social’: o samba como forma de expressão ‘toda-vida marginal”. In: Samba, cultura e sociedade. São Paulo: Expressão Popular, 2013. (Folha de S. Paulo). Paulinho da Viola celebra Noel Rosa com a filha. Plataforma youtube, 4 de julho de 2011. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TeyRt76LiFc. Acesso em 3 set. 2023.

GALLO, Silvio. “A Filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade”. In: Ethica, vol.13, n. 1, Rio de Janeiro, pp. 17-35, 2006.

GARCIA, Walter. “A transitividade do samba: uma análise interdisciplinar”. In: Opus, vol. 27, n. 2, pp. 1-23, maio/ago. 2021.

GARCIA, Walter. “De ‘A preta do acarajé’ (Dorival Caymmi) a ‘Carioca’ (Chico Buarque): canção popular e modernização capitalista no Brasil”. In: Música Popular em Revista, ano 1, vol. 1. Campinas, Unicamp/ Instituto de Artes, jul./dez. 2012, pp. 30-57.

GARCIA, Walter. “Radicalismos à brasileira”. In: Celeuma, USP/ Centro Universitário Maria Anto-nia, nº 1, vol. 1. São Paulo, maio 2013, pp. 20-31.

LICHOTE, Leonardo. “O samba do desassossego”. In: Revista Piauí, 26 maio 2023, disponí-vel em: https://piaui.folha.uol.com.br/o-samba-do-desassossego/. Acesso em 3 set. 2023.

LOPES, Nei; SIMAS, Luiz Antônio. Filosofias africanas: uma introdução. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022.

MACHADO, Felipe Tuller Moreira. “Do espanto ao sublime: apontamentos sobre ‘educação patética’ entre o conceito de ‘thaumázein’ de Platão e o ‘sublime’ de Friedrich Schiller”. In: Filosofia e Educação, Campinas, SP, vol. 12, n. 2, pp. 1289-1312, maio/ago. 2020.

MAMMÌ, Lorenzo. “Uma promessa ainda não cumprida”. Folha de São Paulo, São Paulo, pp. 1-6, 2000, p. 2. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs1012200004.htm. Acesso em 12 out. 2023.

MARX, Karl. O Capital. Livro I. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.

MATOS, Cláudia Neiva de. “Sofrer e sorrir – cantar: os sambas de Bide e Marçal”. In: Re-vista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 70, pp. 21-43, ago. 2018.

NEGREIROS, Eliete. “Vinhos finos... cristais”. In: Revista Piauí, 24 ago. 2012, disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/vinhos-finos-cristais/. Acesso 30 set. 2023.

PLATÃO. Diálogos, Vol. IX, Teeteto - Crátilo. Trad. Carlos Alberto Nunes. Pará: Editora UFPA, 1973.

PLATÃO. Fédon. Trad. Carlos Alberto Nunes. Pará: Editora UFPA, 2011.

RAMOS, Nuno. “Ao redor de Paulinho da Viola”. In: Ensaio Geral. São Paulo: Globo, 2007.

REPA, Luiz. “O posto e o pressuposto: Ruy Fausto e a ideia de crítica imanente em Marx”. In: Cadernos De Filosofia Alemã: Crítica E Modernidade, 26 (2), pp. 95-110, 2021.

REPA, Luiz. “Totalidade e Negatividade: a crítica de Adorno à dialética hegeliana”. In: Cader-no CRH, Salvador, vol. 24, n. 62, pp. 273-284, maio/ago. 2011.

SAFATLE, Vladimir. “Adorno e a crítica da cultura como estratégia da crítica da razão”. In: Artefilosofia, Ouro Preto, n. 7, pp. 21-30, out. 2009.

SODRÉ. Muniz. Samba, o dono do corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.

WARBURG, Aby. A presença do Antigo. Escritos inéditos - Volume I. Trad. Cássio Fernan-des. Campinas: Editora da Unicamp, 2018.

WARBURG, Aby et al. “Manet and Italian Antiquity”. In: Bruniana & Campanelliana, vol. 20, n. 2, 2014, pp. 455-76. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/24339078. Acesso em 3 set. 2023.

VENTURA, Zuenir. “O vazio cultural”. In: GASPARI, E.; HOLLANDA, H. B. de; VENTU-RA, Z. Cultura em trânsito: da repressão à abertura. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000, pp. 40-51.

Downloads

Publicado

2023-12-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Schneider, V. Z. (2023). O samba nas nuvens: um disco de Paulinho da Viola (1971). Rapsódia, 1(17), 240-262. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i17p240-262