O jazz e a implosão da concepção adorniana de obra de arte
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i18p136-164Palavras-chave:
Theodor Adorno, Jazz, Obra de arte, EstéticaResumo
Neste artigo, temos como objetivo traçar os limites e potencialidades da crítica ao jazz empreendida por Theodor Adorno, a fim de compreender o que levou o autor a recusar em bloco o jazz como uma música de arte. Em um primeiro momento, trataremos da polêmica que sua posição suscitou, abordando as principais críticas feitas ao frankfurtiano e indicando em que medida tais posições se sustentam. Em seguida, analisaremos as limitações empíricas de sua análise, jogando luz sobre o jazz em suas diferentes fases e tendências, com foco nas profundas transformações sofridas nesse cenário a partir do pós-guerra e da ascensão do bebop, do cool jazz e do free jazz. Neste ponto, defenderemos a tese de que parte do jazz ultrapassa a crítica adorniana, tornando-a deficitária diante da transformação profunda do objeto. Assim, argumentaremos que a recusa de Adorno ao jazz não diz respeito a uma recusa moral, ao seu gosto musical ou a um suposto desconhecimento da cena musical. Na realidade, defenderemos que os limites da crítica de Adorno ao jazz dizem respeito aos limites de sua estética.
Downloads
Referências
Adorno: Der Bürger als Revolutionär (1º ep.). Direção: Meinhard Prill, Kurt Schneider. Produção: Arte/Südwest-Rundfunk, 58min. Alemanha, ago. 2003 [Documentário].
ADORNO, Theodor. Essays on music. Tradução de Susan H. Gillespie. Berkeley/ Los Angeles: University of California Press, 2002.
ADORNO, Theodor. “Wilder Hobson, American Jazz Music; Winthrop Sargeant, Jazz: Hot and Hybrid”. In: Studies in Philosophy and Social Science. Institute of Social Research, Nova York, vol. IX, 1941, pp. 167-178.
ADORNO, Theodor. Prismas: crítica cultural e sociedade. Tradução de Jorge de Almeida. São Paulo: Ed. Ática, 2001.
ADORNO, Theodor. Berg: o mestre da transição mínima. Tradução de Mário Videira. São Paulo: Editora Unesp, 2010.
ADORNO, Theodor. Introdução à Sociologia da Música. Tradução de Fernando R. de Moraes Barros. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
ADORNO, Theodor. “Sobre a música popular”. In: COHN, Gabriel (org.). Sociologia: Theodor Adorno. Tradução de Flavio R. Kothe, Aldo Onesti e Amelia Cohn. São Paulo: Ática, 1986.
ADORNO, Theodor. Indústria cultural. Tradução de Vinicius Pastorelli. São Paulo: Editora Unesp, 2020.
ADORNO, Theodor. Current of Music. Cambridge: Polity Press, 2009.
ADORNO, Theodor. Letters to his Parents. Tradução de Wieland Hoban. Cambridge: Polity Press, 2003.
ADORNO, Theodor. Sound Figures. Tradução de Rodney Livingstone. Stanford, California: Stanford University Press, 1999.
ADORNO, Theodor. Teoria Estética. Tradução de Artur Morão. Coimbra: Edições 70, 2008.
ADORNO, Theodor. Palavras e sinais: modelos críticos 2. Tradução de Maria Helena Huschel. Petrópolis: Vozes, 1995.
ADORNO, Theodor. Quasi una fantasia. Tradução de Eduardo Socha. São Paulo: Editora Unesp, 2018.
ADORNO, Theodor. Towards a Theory of Musical Reproduction. Tradução de Wieland Hoban. Cambridge: Polity Press, 2006.
ADORNO, Theodor. Minima Moralia. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 2001a.
ADORNO, Theodor; BENJAMIN, Walter. Correspondência, 1928-1940. Tradução de José Marcos M. de Macedo. São Paulo: Unesp, 2012.
ADORNO, Theodor; BRAUNSTEIN, Dirk (org.). Die Frankfurter Seminare Theodor W. Adornos: Gesammelte Sitzungsprotokolle 1949-1969. Vol. 3. Berlim/Boston: De Gruyter, 2021.
ADORNO, Theodor; BRAUNSTEIN, Dirk (org.). Die Frankfurter Seminare Theodor W. Adornos: Gesammelte Sitzungsprotokolle 1949-1969. Vol. 4. Berlim/Boston: De Gruyter, 2021a.
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER,Max. Briefwechsel 1927-1937. Frankfurt: Suhrkamp, 2003.
ADORNO, Theodor; KRACAUER, Siegfried. Briefwechsel, 1923-1966. Frankfurt: Suhrkamp, 2008.
ANDERSON, Iain. This is Our Music: Free Jazz, the Sixties and American Culture. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2007.
BARAKA, Amiri. Black Music: Free jazz e consciência Negra (1959-1967). São Paulo: Ed. sobinfluencia, 2023.
BOWIE, Andrew. “Adorno and Jazz”. In: GORDON, Peter E.; HAMMER, Espen; PENSKY, Max (Orgs). A Companion to Adorno. Hoboken: Wiley, 2019.
BERENDT, Joachim-Ernst. “A favor e contra o jazz”. In: Arte Filosofia, n. 16. Ouro Preto: IFAC/UFOP, pp. 4-10, Julho/2014.
BERTRAM, Georg W. “Jazz als paradigmatische Kunstform: Eine Metakritik von Adornos Kritik des Jazz”. In: Zeitschrift für Ästhetik und Allgemeine Kunstwissenschaft. Vol. 59, n. 1. Hamburgo: Felix Meiner Verlag: 2014, pp. 15-28.
CARLES, Philippe; COMOLLI, Jean-Louis. Free Jazz/Black Power. Paris: Gallimard, 2000.
CARONE, Iray. Adorno em Nova York. São Paulo: Alameda, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.