Realizar pesquisa sem ação ou pesquisa-ação na área de Administração? Uma reflexão metodológica

Autores

  • Sueli Menelau Universidade de Brasília
  • Patrick Michel Finazzi Santos Universidade de Brasília
  • Breno Giovanni Adaid Castro Instituto de Educação Superior de Brasília
  • Thiago Gomes Nascimento Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1183

Resumo

Neste artigo, o objetivo é analisar como a pesquisa-ação tem sido aplicada nos estudos da área de Administração no Brasil. Apresenta-se um recorte da pesquisa-ação nos estudos brasileiros em Administração, escrutinando trabalhos de 44 periódicos nacionais de Administração, e 38 encontros ou simpósios da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), entre os anos de 2000 e 2010. Identificaram-se 22 artigos em periódicos e quatro em eventos da Anpad que referenciavam pesquisa-ação, porém, apenas 21 compuseram o estrato final de artigos examinados. Analisaram-se objetivos, procedimentos, nível de engajamento de outsiders e consequências do ciclo acadêmico e do ciclo da ação, tanto para a ciência quanto para a realidade sob intervenção. Nos resultados da pesquisa, indica-se que, no geral, os autores não distinguem apropriadamente as duas intenções da metodologia, salvo poucas exceções. Especula-se, então, sobre a utilização da pesquisa-ação no campo de estudo da administração no Brasil. Conclui-se que o conceito de pesquisa-ação é reconhecido e internalizado pelos autores, mas os relatos de sua aplicação ainda são deficientes. Por fim, argumenta-se que pesquisa e ação na área de Administração podem e devem caminhar juntas e propõem-se algumas sugestões de pesquisas.

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Publicado

2015-03-01

Edição

Seção

Estratégia & Economia de Empresas

Como Citar

Realizar pesquisa sem ação ou pesquisa-ação na área de Administração? Uma reflexão metodológica. (2015). Revista De Administração, 50(1), 40-55. https://doi.org/10.5700/rausp1183