Previsão de consumo de ingressos para jogos do campeonato brasileiro

Autores

  • Adriana Bruscato Bortoluzzo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
  • Mauricio Mesquita Bortoluzzo Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Sérgio Jurandyr Machado Secretaria de Política Econômica, Brasília
  • Tatiana Terabayashi Melhado Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
  • Pedro Iaropoli Trindade Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
  • Bruno Santos Pereira Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

DOI:

https://doi.org/10.1016/j.rausp.2016.09.007

Palavras-chave:

Gestão esportiva, GLM, Demanda de ingressos, Futebol

Resumo

A estimação da demanda em eventos esportivos é uma questão crucial para a avaliação da eficiência de vendas e gestão de marketing de clubes desportivos. Estimativas mais precisas permitem que seja feito um plano financeiro e operacional mais adequado e que o serviço prestado aos fãs possua maior qualidade. O foco deste estudo é analisar e prever o consumo de ingressos em jogos de futebol nos estádios brasileiros. Foram comparados os resultados preditivos do modelo de regressão com erros normalmente distribuídos (benchmark), do modelo Tobit e do modelo linear generalizado com distribuição Gama. Os modelos incluem variáveis explicativas relacionadas com o ambiente econômico, a qualidade do produto, bem como incentivos monetários e não monetários que as pessoas possuem para assistirem aos jogos nos estádios. A maioria dessas variáveis foi estatisticamente relevante para explicar a quantidade de público pagante nos estádios. Foram utilizadas diferentes medidas de qualidade de previsãopara avaliar o desempenho das previsões de demanda e concluímos que o modelo linear generalizado com distribuição Gama apresentou melhores resultados para previsão do consumo de ingressos para os jogos do Campeonato Brasileiro de futebol, quando comparados ao benchmark

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-03-01

Como Citar

Bortoluzzo, A. B., Bortoluzzo, M. M., Machado, S. J., Melhado, T. T., Trindade, P. I., & Pereira, B. S. (2017). Previsão de consumo de ingressos para jogos do campeonato brasileiro. Revista De Administração, 52(1), 70–80. https://doi.org/10.1016/j.rausp.2016.09.007

Edição

Seção

Strategy & Business Economics