Orientação empreendedora e religião: o Pastor como empreendedor

Autores

  • Victor Silva Corrêa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Gláucia Maria Vasconcellos Vale Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Marina de Almeida Cruz Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1016/j.rausp.2016.10.005

Palavras-chave:

Orientação empreendedora, Empreendedorismo, Religião, Pastor, Igrejas Neopentecostais Independentes

Resumo

O Brasil tem presenciado, nas últimas décadas, transformações radicais em sua composição religiosa, com rápida expansão das comunidades evangélicas. No interior destas comunidades, proliferam diferentes agremiações religiosas, onde os pastores exercem papel-chave. Este artigo, de natureza teórico-empírica, investiga a atuação de 20 pastores neopentecostais, de pequenas igrejas independentes, localizadas na região metropolitana de Belo Horizonte, apropriando-se da mais recente literatura sobre Orientação Empreendedora. Ao fazer isso, mostra que os pastores, visando o desenvolvimento de suas igrejas, combinam, sob diferentes maneiras, atributos inerentes ao comportamento empreendedor (capacidade de inovação, proatividade, agressividade competitiva, capacidade de assumir risco, autonomia). Ao iniciar, no Brasil, o estudo empírico do empreendedorismo religioso, o artigo abre novas perspectivas de reflexões e investigações na área.

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Publicado

2017-09-01

Edição

Seção

Empreendedorismo

Como Citar

Orientação empreendedora e religião: o Pastor como empreendedor. (2017). Revista De Administração, 52(3), 330-340. https://doi.org/10.1016/j.rausp.2016.10.005