Planejamento e pesquisa. uma aplicação em marketing industrial

Autores

  • Carlos Alberto Vargas Rossi Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Faculdade de Administração

DOI:

https://doi.org/10.1016/rausp.v23i2.179754

Palavras-chave:

marketing industrial, marketing na siderúrgica, pesquisa e planejamento, planejamento de marketing

Resumo

O trabalho teve como objetivos abordar, através de uma metodologia calcada no rigor científico, uma das interfaces funcionais do Planejamento Empresarial, qual seja, o Planejamento de Marketing; aferir, via pesquisa de marketing, as caracteristicas da demanda em um mercado industrial (no caso, a siderurgia) com o intuito de orientar o processo decisório no Planejamento de Marketing; realçar a importância da pesquisa na Administração considerando, aqui, métodos e instrumentos afetos a área de Planejamento de Marketing. Utilizou, como metodologia, estudo exploratório; entrevistas pessoais e pesquisa; questionários enviados pelo correio. Demonstrou, no item, os resultados: medição de importância das variáveis empregadas na pesquisa; medição da satisfação quanto as variáveis empregadas na pesquisa; análise comparativa entre os escores de 4 'importância" e "satisfação" Nas conclusões, tece considerações sobre a geração de subsídieos, via pesquisa, para a elaboração do Planejamento de Marketing das empresas que compõem o mercado siderúrgico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1988-12-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Planejamento e pesquisa. uma aplicação em marketing industrial. (1988). Revista De Administração, 23(2), 44-56. https://doi.org/10.1016/rausp.v23i2.179754