Microeletrônica e a qualidade dos servicos: um estudo de caso em um Hospital

Autores

  • Suzana Braga Rodrigues Universidade Federal de Minas Gerais
  • Francisco Vidal Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Talita Ribeiro da Luz Universidade Federal de Minas Gerais
  • Zelia Miranda Kilimnik Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1016/rausp.v23i4.179957

Palavras-chave:

microeletrônica, informática em hospital brasileiro, relação empregado/tarefa, mudança do ambiente de trabalho/relações funcionais

Resumo

Esse trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a introdução de tecnologias com base em informática em um hospital. Partimos do principio que a informática afeta a relação do empregado com a tarefa na medida em que muda as exigências para o desempenho da mesma e porque implica numa mudança do ambiente de trabalho e das relações funcionionais. Este estudo mostra que as características das tecnologias da informação, bem como as mudanças decorrentes na organização do trabalho, podem aumentar as tensões do empregado, influenciando as relações com a clientela. Se o processo de implantação de novas tecnologias eé inadequado, a tecnologia pode vir a deteriorar ainda mais a qualidade dos servicos em vez de melhora-la. Conclui-se que o insucesso da experiência aqui relatada não pode ser atribuido à tecnologia em si mesma, mas deve ser interpretada como resultado das interações das características da tecnologia com os aspectos organizacionais que determinaram os resultados da aplicação dos sistemas

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Publicado

1988-12-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Microeletrônica e a qualidade dos servicos: um estudo de caso em um Hospital. (1988). Revista De Administração, 23(4), 17-28. https://doi.org/10.1016/rausp.v23i4.179957