Influências do ambiente de loja e o comportamento de compra por impulso: a visão dos clientes de lojas virtuais

Autores

  • Filipe Campelo Xavier da Costa Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio Grande do sul
  • Juliano Aita Larán University of Florida

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072006000100008

Palavras-chave:

comportamento do consumidor, compra por impulso, empresas varejistas, Internet, emoções

Resumo

Pesquisas têm-se dedicado ao comportamento do consumidor online e a comparações com o seu comportamento em lojas físicas. A oportunidade de comparar o mesmo tipo de variáveis em lojas físicas e virtuais - no caso deste artigo, a compra por impulso, seus determinantes e conseqüências - é única para que se conheça o ambiente de Internet e se entendam quais as suas diferenças em relação aos estabelecimentos tradicionais de compra. Neste estudo, testou-se essas diferenças a partir de um modelo teórico de antecedentes e conseqüências da compra por impulso, numa pesquisa survey realizada pela Internet. Como principais resultados, evidenciou- se que o ambiente de lojas físicas proporciona influências mais salientes do que as encontradas nas lojas virtuais, em que a atividade de compra apresenta uma natureza mais técnica. Esses resultados são discutidos e são apresentadas implicações gerenciais do estudo e sugestões para novas investigações.

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Publicado

2006-03-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Influências do ambiente de loja e o comportamento de compra por impulso: a visão dos clientes de lojas virtuais. (2006). Revista De Administração, 41(1), 96-106. https://doi.org/10.1590/S0080-21072006000100008