Políticas e práticas de governança corporativa em empresas brasileiras de capital aberto

Autores

  • Janete Lara de Oliveira Bertucci Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Patrícia Bernardes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Mônica Mansur Brandão Companhia Energética de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072006000200006

Palavras-chave:

governança corporativa, acionistas minoritários, empresas de capital aberto, estratégia empresarial, política de dividendos

Resumo

A pesquisa aqui relatada teve por objetivo analisar dimensões relevantes do mercado acionário brasileiro que favorecem ou dificultam a implantação de políticas e práticas de governança corporativa, na perspectiva de quatro grupos de stakeholders: público corporativo (dirigentes empresariais); gestores de portfolio; acionistas minoritários e executivos da Associação Brasileira dos Investidores do Mercado de Capitais (Animec), da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais (Apimec), do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Para isso, foram avaliadas quatro dimensões relacionadas à governança corporativa, assim consideradas: a atuação do sistema de decisões estratégicas (SDE) - Assembléia Geral de Acionistas, Conselho de Administração e outras instâncias; os fatores que delimitam potencialmente os espaços e definem as fronteiras de influência dos acionistas minoritários em algumas das instâncias que compõem o SDE; as práticas especiais de governança corporativa; os aspectos relativos a legislação, regulamentação e democratização do mercado de capitais. A análise de entrevistas e questionários aplicados aos quatro grupos de stakeholders indica que as empresas se encontram em fases muito diferentes no processo de implementação das chamadas boas práticas de governança corporativa e que tanto o aparato formal quanto o ativismo dos agentes que compõem o mercado são fundamentais para minimizar a assimetria de poder que inexoravelmente pauta a relação entre os players.

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Publicado

2006-06-01

Edição

Seção

Estudos sobre Governança

Como Citar

Políticas e práticas de governança corporativa em empresas brasileiras de capital aberto. (2006). Revista De Administração, 41(2), 183-196. https://doi.org/10.1590/S0080-21072006000200006