O impacto da estrutura de propriedade no valor de mercado de empresas brasileiras

Autores

  • Eduardo Senra Coutinho Faculdades Ibmec de Minas Gerais
  • Hudson Fernandes Amaral Universidade Federal de Minas Gerais; Faculdade de Ciências Econômicas; Departamento de Ciências Administrativas
  • Luiz Alberto Bertucci Universidade Federal de Minas Gerais; Faculdade de Ciências Econômicas; Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072006000200007

Palavras-chave:

custos de agência, governança corporativa, estrutura de propriedade, risco, retorno

Resumo

Diversas pesquisas foram desenvolvidas sobre as implicações da separação entre controle e propriedade das firmas que, em sua maior parte, estiveram associadas aos efeitos dos níveis de concentração da propriedade e da presença de acionistas insiders. Mais recentemente, as pesquisas foram direcionadas para a identificação do impacto da presença de investidores institucionais no desempenho das firmas. A discussão sobre a governança das empresas emerge de uma preocupação dos investidores em geral quanto à gestão dos ativos das firmas e, conseqüentemente, quanto às perspectivas de retorno de seus investimentos. Como as pesquisas no Brasil têm-se concentrado em verificar características das empresas que contam com investidores institucionais em seu quadro societário, neste trabalho procurou-se ampliar o escopo e identificar, por meio da utilização da metodologia proposta por Markowitz (1952), se a presença de outros segmentos exercendo controle sobre as companhias abertas promove impacto detectável nas condições de retorno e risco de suas ações. Os resultados do estudo apontam para uma predominância dos portfolios constituídos por empresas cujo controle é exercido por grupos familiares quando comparados a portfolios de empresas controladas por investidores institucionais, governos ou sem uma estrutura de controle bem definida.

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Publicado

2006-06-01

Edição

Seção

Estudos sobre Governança

Como Citar

O impacto da estrutura de propriedade no valor de mercado de empresas brasileiras. (2006). Revista De Administração, 41(2), 197-207. https://doi.org/10.1590/S0080-21072006000200007