Previsão de vendas no varejo por meio de redes neurais
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-21072006000300004Palavras-chave:
previsão de vendas, varejo, redes neuraisResumo
Neste trabalho, explora-se o uso de redes neurais na previsão de vendas no varejo. Com essa técnica foram elaboradas previsões a partir de dados históricos de vendas de produtos de uma empresa do varejo. Foram gerados modelos com o uso de dados de venda de cada um dos produtos da base de dados, semana a semana. Os resultados sugerem que a modelagem por meio de redes neurais artificiais pode ser considerada adequada para a previsão de demanda de produtos no nível individual (produto a produto). Os modelos obtidos com o uso da metodologia proposta podem prever as vendas de produtos no curto prazo com maior precisão do que as técnicas naïve não-ajustada e de regressão linear, mais freqüentemente utilizadas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2006-09-01
Edição
Seção
Tecnologia da Informação
Como Citar
Previsão de vendas no varejo por meio de redes neurais. (2006). Revista De Administração, 41(3), 257-272. https://doi.org/10.1590/S0080-21072006000300004