Previsão de vendas no varejo por meio de redes neurais

Autores

  • Fernando Carvalho de Almeida Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Departamento de Administração
  • Antônio Fabrizio Lima Passari Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Departamento de Administração

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072006000300004

Palavras-chave:

previsão de vendas, varejo, redes neurais

Resumo

Neste trabalho, explora-se o uso de redes neurais na previsão de vendas no varejo. Com essa técnica foram elaboradas previsões a partir de dados históricos de vendas de produtos de uma empresa do varejo. Foram gerados modelos com o uso de dados de venda de cada um dos produtos da base de dados, semana a semana. Os resultados sugerem que a modelagem por meio de redes neurais artificiais pode ser considerada adequada para a previsão de demanda de produtos no nível individual (produto a produto). Os modelos obtidos com o uso da metodologia proposta podem prever as vendas de produtos no curto prazo com maior precisão do que as técnicas naïve não-ajustada e de regressão linear, mais freqüentemente utilizadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2006-09-01

Edição

Seção

Tecnologia da Informação

Como Citar

Previsão de vendas no varejo por meio de redes neurais. (2006). Revista De Administração, 41(3), 257-272. https://doi.org/10.1590/S0080-21072006000300004