Concorrência, inovação e desempenho: o caso das telecomunicações móveis portuguesas

Autores

  • Isabel Soares Universidade do Porto; Faculdade de Economia
  • Raquel Fonseca Universidade de Aveiro; Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072006000300008

Palavras-chave:

telecomunicações, estrategia, desempenho

Resumo

Os incentivos actuais a inovação parecem ser claramente influenciados pelos fenomenos de concentração e pelo poder de mercado. Nessa perspectiva, a existencia de elevados graus de oportunidade tecnologica, apropriabilidade privada e cumulatividade propiciaria, ceteris paribus, uma relação positiva entre dimensão e concentração das empresas e lucros oligopolistas positivamente relacionados com a apropriabilidade, a cumulatividade e as economias de escala. Para alem da verificação empirica dessas vertentes, no caso do sector de redes moveis, ha tambem a referir que o grau de concorrencia efectiva tem tido um efeito reduzido sobre a produtividade e um efeito elevado sobre os preços. Essa observação e perfeitamente consistente com o caso portugues. Nesse contexto, avaliaram-se as dimensoes do desempenho dos tres operadores moveis no mercado portugues num periodo crucial: desde a emissão da primeira licenca (1991) ate ao advento da terceira geração de celulares em nível comercial (2001). O desempenho e medido por um modelo de analise de racios multiperiodo analogo ao desenvolvido por Banker, Chang e Majumdar (1993). Os resultados mostram um nitido padrao de imitação entre as tres empresas no mercado. Tambem se comprova que o aumento da concorrencia, ocorrido com a liberalização do mercado, induziu a um desvio nas estrategias dos operadores: de uma estrategia de diferenciação para outra de baixo custo.

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Publicado

2006-09-01

Edição

Seção

Gestão Tecnológica

Como Citar

Concorrência, inovação e desempenho: o caso das telecomunicações móveis portuguesas. (2006). Revista De Administração, 41(3), 315-323. https://doi.org/10.1590/S0080-21072006000300008