Política de preços e diferencial competitivo: um estudo de casos múltiplos na indústria de varejo

Autores

  • Geraldo Luciano Toledo Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Departamento de Administração
  • Maria Cristina de Araújo Proença Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Departamento de Administração
  • Sergio Bandeira de Mello Júnior Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Departamento de Administração

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072006000300009

Palavras-chave:

varejo, política de preço, every day low price, high low price, comportamento do consumidor

Resumo

De todas as variáveis integrantes do marketing mix, o preço é a que mais rápidamente afeta a competitividade, o volume de vendas, as margens e a lucratividade das empresas varejistas. No entanto, ainda são poucos os estudos que têm buscado compreender as políticas de preço adotadas na prática. Neste artigo, são apresentados os resultados de um estudo exploratório, fundamentado na revisão da literatura, com o propósito de identificar as políticas de preços adotadas por expressivas redes nacionais e estrangeiras atuantes em diferentes setores do comércio varejista: Extra, Makro, Lojas Marisa, Castorama, Saraiva e Siciliano. Constatou-se que a política de preços mais utilizada é a HILO (High Low Price), em razão do fato de o consumidor brasileiro ser muito mais suscetível a promoções do que a uma promessa ou ao compromisso de preços baixos todos os dias.

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Publicado

2006-09-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Política de preços e diferencial competitivo: um estudo de casos múltiplos na indústria de varejo. (2006). Revista De Administração, 41(3), 324-338. https://doi.org/10.1590/S0080-21072006000300009