Fatores associados ao desempenho exportador de micros, pequenas e médias empresas brasileiras

Autores

  • Marcelo Cabus Klotzle Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Instituto de Administração e Gerência
  • Cristiane Caires Thomé Timnet.com.

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072006000300010

Palavras-chave:

desempenho exportador, micros, pequenas e médias empresas, processo de internacionalização

Resumo

O aumento das exportações é, atualmente, um dos principais desafios macroeconômicos do País. Do ponto de vista empresarial, entrar no mercado internacional é fundamental para aumentar a competitividade, obter economia de escala e diminuir a dependência do mercado doméstico. No presente estudo foram coletadas, por meio de questionários enviados por correio eletrônico, informações de 80 micros, pequenas e médias empresas exportadoras brasileiras, segmentadas de acordo com seu desempenho exportador. O estudo pôde constatar quatro fatores estatisticamente significantes para o desempenho exportador: tempo de atuação no mercado internacional, existência de um departamento exclusivo para a atividade exportadora, utilização de programas de financiamento às exportações, principalmente o Adiantamento de Contrato de Câmbio (ACC), e qualidade do produto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2006-09-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Fatores associados ao desempenho exportador de micros, pequenas e médias empresas brasileiras. (2006). Revista De Administração, 41(3), 339-346. https://doi.org/10.1590/S0080-21072006000300010