Contratos interfirmas em diferentes ambientes institucionais: o caso McDonald's França versus Brasil

Autores

  • Vivian Lara dos Santos Silva Universidade de São Paulo; Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
  • Paulo Furquim de Azevedo Fundação Getulio Vargas; Escola de Economia de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072006000400003

Palavras-chave:

diversidade institucional, franchising, McDonald's

Resumo

Neste artigo, tem-se como objetivo investigar a influência exercida pela diversidade institucional sobre as escolhas organizacionais de redes de franquias organizadas sob o business format franchising. Dada a exigência de padronização intrínseca a esse formato organizacional, um estudo comparado de uma mesma rede de franquia, sujeita a diferentes regras do jogo, permite identificar as relações entre variáveis do ambiente institucional e os arranjos organizacionais. Optou-se pela análise comparada da experiência do McDonald's na França e no Brasil países que, além de se destacarem na prática do franchising e nos negócios mundiais do McDonald's, apresentam regras do jogo distintas. Foi utilizada a metodologia de estudos de caso, por meio de entrevistas semi-estruturadas com os gerentes da rede nos referidos países. Como principal conclusão, há, no Brasil, maior predomínio de práticas contratuais que proporcionam maior controle sobre a transação, tanto na relação franqueador-franqueado, quanto no gerenciamento de sua cadeia de suprimentos. De acordo com os resultados da pesquisa, esse fato decorre de três características distintas dos ambientes institucionais de cada país: menor estabilidade institucional e macroeconômica no Brasil; maiores restrições às práticas verticais na França, devido à legislação de defesa da concorrência mais restritiva; e maior controle de padrões na indústria de alimentos na Europa, particularmente na França.

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Publicado

2006-12-01

Edição

Seção

Estratégia & Economia de Empresas

Como Citar

Contratos interfirmas em diferentes ambientes institucionais: o caso McDonald’s França versus Brasil. (2006). Revista De Administração, 41(4), 381-393. https://doi.org/10.1590/S0080-21072006000400003