Os papéis de subsidiárias brasileiras na estratégia de inovação de empresas multinacionais estrangeiras

Autores

  • Dirk Michael Boehe Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072007000100001

Palavras-chave:

empresas multinacionais, desenvolvimento de produtos, interação local, análise de conglomerados

Resumo

Que tipos de projetos de desenvolvimento de produtos são realizados pelas subsidiárias de empresas multinacionais localizadas no Brasil e para quais mercados esses projetos são voltados? Buscando responder a tais questões, faz-se neste estudo uma análise de conglomerados a partir de uma pesquisa survey com uma amostra de 146 unidades de desenvolvimento de produtos. Nessa análise são identificados cinco tipos significativamente distintos de papéis estratégicos, os adaptadores locais, os inovadores nascentes, os inovadores locais, os inovadores para mercados emergentes e os inovadores globais. A caracterização desses grupos estratégicos permite explorar seu grau de integração nas redes globais de inovação das multinacionais, assim como nas cadeias produtivas do país. A tipologia resultante pode servir de base para o desenho de estratégias e políticas de Ciência e Tecnologia (C&T) que visem à maior integração das subsidiárias de empresas multinacionais no sistema de inovação brasileiro. Ao comparar os resultados desta pesquisa com estudos realizados em países industrializados, foram encontradas diferenças interessantes em relação à distribuição de papéis estratégicos e a seus padrões de interação local.

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Publicado

2007-03-01

Edição

Seção

Gestão Tecnológica

Como Citar

Os papéis de subsidiárias brasileiras na estratégia de inovação de empresas multinacionais estrangeiras. (2007). Revista De Administração, 42(1), 5-18. https://doi.org/10.1590/S0080-21072007000100001