Gestão do processo de desenvolvimento de novos produtos: o caso Braskem

Autores

  • Marcos Paixão Garcez Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Milena Yumi Ramos Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
  • Marisa Villas Bôas Dias Fundação Instituto de Administração
  • Eurides Moura Instituto Tecnológico de Aeronáutica

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072007000100002

Palavras-chave:

gestão do desenvolvimento de novos produtos, gestão de P& D, gestão de portfolio de produtos

Resumo

Atualmente, a competitividade está fortemente associada à rápida introdução de bens e serviços de alto valor agregado ao mercado e o desenvolvimento de novos produtos emerge como uma atividade essencial nas organizações como elemento de sustentação no longo prazo. Visando contribuir para essa temática, provendo evidências empíricas da realidade brasileira, concentrou-se no estudo do caso Braskem, empresa petroquímica brasileira intensiva em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), que constitui o quinto maior grupo privado nacional. O estudo é qualitativo-descritivo, caracterizando o processo de desenvolvimento de novos produtos na empresa pesquisada. Para a coleta de dados foram utilizados, como fontes primárias, entrevistas em profundidade e questionário semi-estruturado e, como fonte secundária, a análise documental. Os resultados demonstram que a Braskem adota uma estratégia tecnológica de seguidor rápido, monitorando e respondendo rapidamente a concorrentes, geradores de conhecimentos e tecnologias e mercados de interesse. A empresa adota uma nova abordagem de processo na gestão do desenvolvimento de novos produtos baseada em plataformas de inovação, pipelines e gestão de portfolio de projetos. Esse novo modelo de gestão das atividades de P&D na empresa é recente, de maneira que restam lacunas, como consolidar os mecanismos de aprendizagem contínua, e oportunidades a serem exploradas, como os dispositivos governamentais de fomento e as cooperações com universidades e institutos de pesquisa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2007-03-01

Edição

Seção

Gestão Tecnológica

Como Citar

Gestão do processo de desenvolvimento de novos produtos: o caso Braskem. (2007). Revista De Administração, 42(1), 19-30. https://doi.org/10.1590/S0080-21072007000100002