Relacionamento e conflitos em canais de distribuição: um estudo em insumos agrícolas

Autores

  • Luciano Thomé e Castro Centro de Marketing e Estratégia de Empresas
  • Marcos Fava Neves Centro de Marketing e Estratégia de Empresas
  • Matheus Alberto Consoli Centro de Marketing e Estratégia de Empresas
  • Everton Molina Campos Centro de Estudos em Marketing e Estratégia de Empresas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072007000200005

Palavras-chave:

canais de distribuição, conflitos, satisfação, especificidade de ativos

Resumo

Neste artigo, discutem-se a existência e as conseqüências dos conflitos em canais de distribuição. Além de trazerem-se os principais tipos de conflitos e formas de minimizá-los, pretende-se relacionar o nível de conflitos, primeiro com o nível de satisfação do distribuidor e segundo com o nível de intenção de investir em ativos específicos para aumentar o comprometimento com um fornecedor em particular. Questionários foram aplicados em 122 distribuidores de insumos agrícolas, quando informações quantitativas e qualitativas foram coletadas. Como resultado, o nível de satisfação do canal varia significantemente conforme a variação do nível de conflito, com relacionamento conforme sugerido pelos autores. O mesmo não pode ser dito em relação ao nível de investimentos em ativos específicos no relacionamento com o fornecedor, relacionado ao nível de conflito.

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Publicado

2007-06-01

Edição

Seção

Estratégia & Economia de Empresas

Como Citar

Relacionamento e conflitos em canais de distribuição: um estudo em insumos agrícolas. (2007). Revista De Administração, 42(2), 167-177. https://doi.org/10.1590/S0080-21072007000200005