Aquisição de empresas, intangibilidade e criação de valor: um estudo de evento

Autores

  • Mauricio Réa Patrocínio Universidade Presbiteriana Mackenzie; Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
  • Eduardo Kazuo Kayo Universidade Presbiteriana Mackenzie; Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
  • Herbert Kimura Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072007000200008

Palavras-chave:

aquisição de empresas, ativos intangíveis, estudo de eventos, criação de valor

Resumo

Recentes pesquisas sugerem que uma das principais motivações para a realização de operações de fusões e aquisições seja a tentativa das empresas adquirentes em incorporar ativos intangíveis de propriedade das empresas-alvo. Isso porque tais ativos proporcionam importantes fontes de vantagem competitiva sustentável e oportunidades de crescimento. Este artigo analisa a relação entre a intangibilidade e a criação de valor nos eventos de aquisição de empresas brasileiras. O método aplicado neste artigo é o estudo de eventos, com o qual se verifica a influência do anúncio de aquisições sobre os retornos anormais acumulados das empresas adquirentes. Essa análise é feita em duas subamostras. Uma delas é composta por eventos envolvendo empresas intangível-intensivas e a outra por tangível-intensivas. Os resultados da análise de variância mostram significativas diferenças dos retornos entre essas duas amostras, sempre indicando retornos positivos para as empresas intangível-intensivas e negativos para as tangível-intensivas.

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Publicado

2007-06-01

Edição

Seção

Finanças & Contabilidade

Como Citar

Aquisição de empresas, intangibilidade e criação de valor: um estudo de evento. (2007). Revista De Administração, 42(2), 205-215. https://doi.org/10.1590/S0080-21072007000200008