O impacto das decisões de investimento das empresas no valor de mercado das ações negociadas na Bovespa no período de 1996 a 2003

Autores

  • Eduardo Pozzi Lucchesi PUC-SP; Departamento de Administração
  • Rubens Famá Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Departamento de Administração

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072007000200012

Palavras-chave:

finanças corporativas, decisão de investimento, mercado de capitais, estudo de evento

Resumo

O objetivo neste artigo é investigar o impacto das decisões de investimento das empresas brasileiras, divulgadas por meio de anúncios, no valor de suas ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, no período de 1996 a 2003. O eixo teórico baseou-se no modelo tradicional de avaliação de empresas sugerido por Modigliani e Miller (1961), cuja hipótese auxiliar é o argumento de que os dirigentes procuram maximizar o valor da empresa ao tomarem suas decisões de investimento. Tendo como pressuposto a ligação existente entre o mercado de capitais e a decisão de investimento das empresas, foi realizado um estudo de evento com o intuito de verificar a existência de retornos anormais estatisticamente significantes em torno e na data do anúncio de uma decisão de investimento. Os resultados mostraram que os gestores divulgam informações relevantes para a avaliação da empresa no mercado por meio de anúncios sobre seus futuros planos de investimento, e que o mercado de capitais reage de maneira consistente com a suposição conjunta da hipótese de maximização do valor de mercado e do modelo tradicional de avaliação de empresas.

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Publicado

2007-06-01

Edição

Seção

Finanças & Contabilidade

Como Citar

O impacto das decisões de investimento das empresas no valor de mercado das ações negociadas na Bovespa no período de 1996 a 2003. (2007). Revista De Administração, 42(2), 249-260. https://doi.org/10.1590/S0080-21072007000200012