Paradigmas estratégicos de gestão da manufatura: identificação, prescrição e estudo de casos na indústria de calçados

Autores

  • Moacir Godinho Filho Universidade Federal de São Carlos; Departamento de Engenharia de Produção
  • Flavio Cesar Faria Fernandes Universidade Federal de São Carlos; Departamento de Engenharia de Produção

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072007000300008

Palavras-chave:

paradigmas estratégicos de gestão da manufatura, manufatura em massa atual, manufatura enxuta, manufatura responsiva, customização em massa, manufatura ágil

Resumo

Paradigmas Estratégicos de Gestão da Manufatura (PEGEMs) são modelos/padrões estratégicos e integrados de gestão adequados a certas situações do mercado e propõem-se a auxiliar as empresas a alcançarem determinado(s) objetivo(s) de desempenho. Os PEGEMs tratados neste artigo são: Manufatura em Massa Atual (MMA), Manufatura Enxuta (ME), Manufatura Responsiva (MR), Customização em Massa (CM) e Manufatura Ágil (MA). Diante dessa diversidade de paradigmas, propõe-se um método para identificar o PEGEM que uma empresa está utilizando e o PEGEM mais adequado para ela. Além disso, o método proposto também é útil para: avaliar e melhorar o grau de integração entre estratégias e ações na manufatura; mostrar empresas sem foco estratégico; mostrar erros no posicionamento estratégico da empresa; auxiliar empresas a escolher ferramentas, metodologias e tecnologias de acordo com seus objetivos de desempenho. Tal proposta é ilustrada por meio de sua aplicação em um estudo de múltiplos casos na indústria de calçados brasileira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2007-09-01

Edição

Seção

Qualidade & Produtividade

Como Citar

Paradigmas estratégicos de gestão da manufatura: identificação, prescrição e estudo de casos na indústria de calçados. (2007). Revista De Administração, 42(3), 349-362. https://doi.org/10.1590/S0080-21072007000300008