Processo de desenvolvimento e lançamento de novos produtos em pequena empresa: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-21072007000300010Palavras-chave:
pequena empresa, lançamento de novos produtos, marketingResumo
A pequena empresa apresenta singularidades, como limitação de recursos e informalidade na gestão, que contribuem para que altas taxas de insucesso no lançamento de novos produtos sejam observadas. Neste artigo, pretende-se, por meio de um estudo de caso, revelar como se dá o processo de desenvolvimento e de lançamento de um novo produto em uma pequena empresa, a partir do processo desenvolvido por Mattar e Santos (2003). Os resultados indicam que, de fato, algumas etapas do processo, que cabem muito bem à realidade da grande empresa, se submetem às particularidades do pequeno negócio e impelem a uma adaptação do processo. Entre os achados destaca-se, também, o fato de o processo, na pequena empresa, partir das necessidades dos clientes, da inexistência de formalização, da tendência de enfatizar a operação e a produção, até em detrimento do marketing, além de a falta de recursos ser o principal limitador do desenvolvimento de novos produtos. Essas características provavelmente estão ligadas às altas taxas de insucesso e, até, ao alto índice de mortalidade das pequenas empresas.Downloads
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Publicado
2007-09-01
Edição
Seção
Marketing
Como Citar
Processo de desenvolvimento e lançamento de novos produtos em pequena empresa: um estudo de caso. (2007). Revista De Administração, 42(3), 373-383. https://doi.org/10.1590/S0080-21072007000300010