Criação de sentido e criatividade no monitoramento estratégico do ambiente

Autores

  • Fernando Carvalho de Almeida Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Departamento deAdministração
  • Luciana Massaro Onusic Association Développement Veille Stratégique
  • Humbert Lesca Association Développement Veille Stratégique

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072007000400002

Palavras-chave:

criação de sentido, metodologia de monitoramento estratégico do ambiente, técnicas de criatividade

Resumo

Neste artigo, explora-se uma abordagem de monitoramento estratégico do ambiente, focando em particular a etapa de análise das informações obtidas no processo. A abordagem de monitoramento estratégico utilizada serve ao tratamento de informações qualitativas de caráter antecipativo (sinais fracos ou sinais antecipativos). A etapa de análise das informações é chamada aqui de etapa de criação de sentido, pois nela expande-se o processo de análise de informações para um processo criativo de interpretação dos sinais fracos, a fim de identificarem-se ameaças e oportunidades. Essa etapa é confrontada neste trabalho com as teorias e técnicas da criatividade, explorando-se assim sua contribuição à etapa de criação de sentido. Uma revisão das teorias da criatividade é apresentada inicialmente, para então buscarem-se suas contribuições à abordagem de monitoramento estratégico. Com base nessa revisão e na associação das teorias da criatividade à etapa de análise (criação de sentido), conclui-se o artigo com proposições de pesquisa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

Estratégia & Economia de Empresas

Como Citar

Criação de sentido e criatividade no monitoramento estratégico do ambiente. (2007). Revista De Administração, 42(4), 405-413. https://doi.org/10.1590/S0080-21072007000400002