Antecedentes e conseqüências da injustiça no preço

Autores

  • Daniel von der Heyde Fernandes UFRGS; Escola de Administração
  • Luiz Antônio Slongo Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Pontifícia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072008000100003

Palavras-chave:

preço de referência, injustiça no preço, percepção de preço

Resumo

O preço é um elemento fundamental do composto de marketing, por ser o único do marketing mix que se traduz em receita para a companhia, é a quantificação do valor de uma troca. É fundamental para as empresas o entendimento de como o cliente avalia e internaliza o preço de um produto, bem como as conseqüências da mudança no custo monetário de uma oferta para o cliente. Nota-se que a percepção de preço, embora aparentemente racional e quantitativa, carrega uma carga psicológica afetiva bastante forte, no sentido de que as mudanças no preço podem causar diferentes percepções de injustiça e a avaliação cognitiva leva à manifestação da emoção como resultado da apreciação. Por meio de um estudo experimental, pretendeu-se avaliar algumas influências sobre a percepção do consumidor de injustiça no preço e investigar as conseqüências de práticas percebidas como injustas. No geral, a percepção de injustiça é influenciada fortemente por freqüência de compra, nível de relacionamento entre o cliente e a empresa e percepção de preço em relação ao passado ou à concorrência. Em relação às conseqüências da injustiça, ressalta-se que a raiva e a ira são as emoções mais fortemente sentidas e, também, de maior impacto nas ações pós-percepção de injustiça. Ainda, a ansiedade e a repugnância possuem efeito contrário sobre a intenção de reclamação, diminuindo essa intenção de ação. Por fim, as implicações acadêmicas e gerenciais são analisadas, bem como as limitações da pesquisa aqui relatada.

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Publicado

2008-03-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Antecedentes e conseqüências da injustiça no preço. (2008). Revista De Administração, 43(1), 30-43. https://doi.org/10.1590/S0080-21072008000100003