O uso da análise de correspondência e de cluster para a percepção das relações no comércio internacional: o caso do setor de móveis sul-brasileiro e as barreiras à Alca

Autores

  • João Carlos Garzel Leodoro da Silva Universidad de Formosa
  • Gilson Martins Universidad de Formosa
  • Roberto Tuyoshi Hosokawa Instituto de Economia e Tecnologia
  • Roberto Rochadelli Universidade Federal do Paraná; Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072008000100004

Palavras-chave:

móveis, Alca, análise de correspondências, análise de cluster, barreiras de mercado internacional, marketing internacional, análise multivariada

Resumo

Neste estudo, objetivou-se analisar a percepção da alta administração das empresas produtoras de móveis da região Sul do Brasil quanto a ameaças encontradas em relação à Área de Livre Comércio das Américas (Alca), acordo que não está definitivamente descartado. Para a análise dos resultados, utilizaram-se como opções metodológicas a análise de correspondência e a análise de cluster, por ser um trabalho em que se usaram dados categóricos. Foi encaminhado questionário estruturado à alta administração de 171 empresas, tendo um total de 31 retornos. Entre os resultados encontrados, verificou-se que os empresários são favoráveis a um conceito geral para uma área de livre comércio das Américas, porém não necessariamente partindo para a aplicação direta desse acordo. Ao mesmo tempo, indicaram que os principais países concorrentes serão Estados Unidos, México e Canadá. Evidenciou-se, também, um importante aspecto sobre a percepção das barreiras pelos empresários: eles atribuem, normalmente, maior importância para as barreiras externas do que para as internas à empresa. Entretanto, pode-se inferir que a menor importância dada aos fatores internos, como constatado na pesquisa, evidencia a característica dos empresários de preferir reconhecer problemas que estão sob responsabilidade de outros organismos às próprias fragilidades, o que implicará mudanças de cultura empresarial, investimentos e outras intervenções internas, quase sempre com traumas de curto prazo. Sobre a percepção das barreiras às exportações, três foram consideradas as mais importantes, todas externas à empresa: política do governo com relação ao câmbio, imagem do Brasil no exterior, imagem do produto moveleiro do Brasil no exterior. As barreiras relativas ao denominado custo-Brasil foram indicadas como importantes, denotando insatisfação dos empresários quanto a questões como impostos, custos portuários e custo de capital.

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Publicado

2008-03-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

O uso da análise de correspondência e de cluster para a percepção das relações no comércio internacional: o caso do setor de móveis sul-brasileiro e as barreiras à Alca. (2008). Revista De Administração, 43(1), 44-58. https://doi.org/10.1590/S0080-21072008000100004