Estratégia de inovação: o caso da Muri Linhas de Montagem

Autores

  • José Mário de Carvalho Júnior Muri Linhas de Montagem
  • Karen Menger da Silva UFRGS; Escola de Administração
  • Paulo Antônio Zawislak UFRGS; Escola de Administração; Programa de Pós-Graduação em Administração

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072008000200003

Palavras-chave:

estratégia, inovação, empreendedorismo

Resumo

Neste artigo, relata-se o caso da Muri Linhas de Montagem, empresa fundada em 1985, especializada no desenvolvimento e na fabricação de células de produção para a indústria automotiva, e explicita-se a sua estratégia de inovação formulada e que vem sendo adotada desde 2001. A trajetória da empresa é marcada pelo empreendedorismo de seus fundadores, pela busca do seu posicionamento estratégico ante as pressões do mercado e as suas competências internas, e pela definição de uma estratégia de inovação que traduzisse essa combinação do conhecimento obtido através da observação dos ambientes externo e interno. Tal estratégia levou a Muri a ser uma das poucas empresas brasileiras, no seu ramo de negócios, a exportar seus produtos para os Estados Unidos, sendo essa a materialização da trajetória bem-sucedida da empresa na definição da sua estratégia de inovação. Com o relato dessa estratégia pretende-se ilustrar um caso em que a inovação constante fortalece e valoriza a marca de uma empresa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2008-06-01

Edição

Seção

Gestão Tecnológica

Como Citar

Estratégia de inovação: o caso da Muri Linhas de Montagem. (2008). Revista De Administração, 43(2), 152-161. https://doi.org/10.1590/S0080-21072008000200003