Relacionamento em canais de marketing como fonte de vantagem competitiva sustentável: um estudo com fabricantes de móveis e lojas exclusivas

Autores

  • Fabiano Larentis Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Luiz Antonio Slongo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072008000300001

Palavras-chave:

relacionamento, canais de marketing, vantagem competitiva sustentável, desempenho empresarial, marketing estratégico

Resumo

Relacionamentos entre os membros do canal de marketing têm-se tornado área fértil para o desenvolvimento de capacidades de gerência cooperativa, o que pode repercutir na construção e na manutenção de vantagens competitivas sustentáveis, indicando difíceis imitação e substituição. Considerando isso, neste estudo tem-se por objetivo verificar as influências do relacionamento entre fabricantes e intermediários na construção e na manutenção de vantagens competitivas sustentáveis. Assim, a partir de um modelo teórico que levou em conta dimensões do relacionamento (entre as quais confiança, comprometimento e cooperação), vantagens competitivas sustentáveis e desempenho empresarial, foi efetuada uma pesquisa em âmbito nacional com varejistas de móveis exclusivos de três fabricantes. Foi utilizada a Modelagem de Equações Estruturais para a análise dos dados, e seus resultados confirmaram as relações positivas entre relacionamento, vantagens competitivas sustentáveis e desempenho empresarial.

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Publicado

2008-09-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Relacionamento em canais de marketing como fonte de vantagem competitiva sustentável: um estudo com fabricantes de móveis e lojas exclusivas. (2008). Revista De Administração, 43(3), 209-223. https://doi.org/10.1590/S0080-21072008000300001